Pode ser do seu interesse

Sem categoria

Vegetariano ou Vegano – Entenda as Diferenças

Vegetariano ou vegano? Entenda as diferenças e saiba o que significa cada uma dessas dietas, ou até mesmo estilos de vida.

Recentemente, as dietas vegetarianas cresceram em popularidade em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa IBOPE divulgada em maio de 2018, o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou nos últimos 6 anos, chegando a 30 milhões de pessoas, ou seja, 14% da população.

Uma dieta vegetariana está associada a muitos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de fibras, vitaminas E e C, ácido fólico, magnésio, potássio e muitos fitoquímicos, além de um teor de gordura que tende a ser mais insaturado.

Já as dietas veganas tendem a conter menos gordura saturada, colesterol e mais fibras alimentares. Os veganos tendem a ter tanto o colesterol quanto a pressão arterial mais baixa, o que reduz o risco de doença cardíaca. Mas afinal, como saber se alguém é vegetariano e vegano?

O que é vegetarianismo

A Vegetarian Society define um vegetariano da seguinte forma: “Um vegetariano é alguém que vive de uma dieta de grãos, leguminosas, nozes, sementes, vegetais, frutas, fungos, algas, leveduras e/ou outros alimentos não baseados em animais (como por exemplo sal) com ou sem produtos lácteos, mel e/ou ovos. Um vegetariano não come alimentos que consistem ou foram produzidos com a ajuda de produtos que são criados a partir de qualquer parte do corpo de um animal vivo ou morto. Isso inclui carne, aves, peixes, mariscos, insetos, subprodutos de abate (como por exemplo gelatina) ou qualquer alimento feito com auxiliares de processamento criados a partir destes.”

A dieta vegetariana se resume em não comer nenhum tipo de carne, porém existem diferentes tipos de vegetarianos, como aqueles que consomem ovos e produtos lácteos, os chamados lacto-vegetarianos.

Não é necessário comer carne para obter todos os nutrientes necessários para ser uma pessoa saudável. Quem opta por não comer carne pode desfrutar de uma saúde muito melhor, já que come mais alimentos à base de plantas, tende a ser mais ativo e fazer escolhas mais saudáveis.

Verificou-se através de inúmeras pesquisas que uma dieta vegetariana reduz o risco de doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, levando a uma expectativa de vida mais longa.

Diferentes tipos de dietas vegetarianas

Embora o vegetariano seja aquele que não come carne de nenhum tipo, muitas pessoas com padrões alimentares diferentes se autodenominam vegetarianos, o que criou “diferentes variações” desta dieta; são elas:

  • Ovolactovegetariano: Não comem carne, peixe ou aves mas comem ovos e laticínios;
  • Lactovegetarianos: Não comem carne, peixe, frango ou laticínios mas comem ovos;
  • Ovovegetariano: Não come nenhum tipo de carne, laticínios mas comem ovos.

O que é veganismo

Além de uma dieta, o veganismo é considerado um estilo de vida que rejeita a exploração e danos aos animais (humanos e não humanos). Os veganos, aqueles que praticam o veganismo, evitam consumir produtos, serviços e atividades que resultam da exploração ou dano intencional a seres sencientes (tanto humanos como animais não humanos) o máximo possível.

Partindo do fato de que os animais não humanos não podem dar consentimentos aos humanos para usar seus corpos e secreções corporais para consumo humano ou testes científicos, realizar esses tipos de atividades as torna exploração, da mesma forma que seria considerado exploração se as pessoas usassem os corpos e secreções corporais de outras pessoas sem o consentimento.

O veganismo não é uma prática que pensa apenas no presente, mas também no futuro – um futuro no qual todos os seres sencientes vivam livres da exploração e do dano intencional.

Hoje em dia é quase impossível evitar usar completamente todos os produtos em que foi usado a exploração animal. Subprodutos animais estão presentes em carros, alguns materiais de construção, algumas colas, tintas usadas em livros, etc. Mas há uma infinidade de escolhas feitas no dia a dia que vai desde a dieta, vestuário, entretenimento entre muitas outras onde há opções que não envolvam exploração animal.

A grande esperança dos veganos é que com o tempo, será possível ser um membro da sociedade sem nunca ter que comprar ou usar produtos resultantes da exploração animal e que nenhum desses produtos existam e sejam vistos como abominações do passado.

Diferenças básicas entre vegetariano ou vegano

Se ainda não ficou claro o que é vegetarianismo e o que é veganismo, resumidamente a diferença é que um vegetariano exclui carne, frutos do mar e aves de sua dieta, embora alguns excluam também laticínios ou ovos.

Os veganos também não comem carnes, frutos do amar e aves, porém eles dão um passo adiante, eliminando todos os produtos de origem animal da sua dieta, e evitam alimentos produzidos com animais ou com produtos de origem animal, como o mel por exemplo.

Os veganos também evitam produtos do dia a dia, roupas e outros itens que são feitos a partir de produtos de origem animal.

Um indivíduo pode se tornar vegetariano ou vegano pelos mais diversos motivos, incluindo saúde, convicções religiosas, preocupações com o bem-estar animal, o uso de antibióticos e hormônios nos animais, ou pelo desejo de se alimentar de uma maneira que evite o uso excessivo de recursos ambientais.

Tornar-se vegetariano ou vegano é algo mais acessível e atraente hoje em dia graças à disponibilidade e variedade de produtos frescos durante todo o ano, por cada vez mais ter opções de refeições, pratos e produtos vegetarianos e veganos no mercado e à crescente influência culinária das culturas com dietas que são amplamente à base de plantas.

Referências adicionais:

Você já sabia como identificar se alguém é vegetariano ou vegano? Já pensou em se tornar um? Como acha que se adaptaria à dieta e estilo de vida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Vegetariano ou Vegano – Entenda as Diferenças - Posts relacionados