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Tipos de arroz: conheça as diferenças e benefícios

Tipos de arroz: conheça as diferenças e benefícios de cada um deles.

O arroz é a base das refeições de praticamente metade da população mundial. O arroz é um cereal importante por ser uma boa fonte de carboidratos, mas também contém proteínas e fibras e, em algumas versões, é fonte de vitaminas e minerais. Cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo ou na mudança de sabor.

Porém, existem diferentes tipos de arroz. Cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo ou nas diferenças de sabor. Conheça as variações do grão

Tipos de Arroz

Arroz Polido ou Agulha

Dos tipos de arroz esse é o mais comum, também chamado de arroz branco ou tradicional. Como tem sua “casca” retirada durante o seu processo de fabricação – por isso recebe o nome de polido – não é um dos tipos de arroz mais nutritivos.

O seu ponto forte é ser o mais barato, mais fácil de encontrar e o que tem maior funcionalidade, podendo ser usado para fazer uma lista grande receitas. Além disso, o arroz polido é o que demora menos tempo para ficar pronto. A proporção para o cozimento deve ser de duas xícaras de água para cada uma de arroz, para que ele fique macio e sem ficar com o aspecto “papa” ou grudento.

Arroz Integral

Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades e contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, é rico em fibras, que ajudam a manter o intestino regulado.

O integral pode ser encontrado com facilidade, mas o seu preço é maior que a versão tradicional. Na hora de preparar um prato com arroz integral, é importante lembrar que ele demora mais para ficar pronto e precisa de mais água para ficar com uma consistência boa para consumo. Deve-se usar o mesmo número de xícaras de água e de arroz e esperar pelo menos duas vezes mais tempo até tirá-lo da panela.

Arroz Parboilizado

Esse tipo de arroz, assim como o integral, está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Ao passar por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, parte das vitaminas e minerais passam da casca para o interior do arroz, aumentando o valor nutritivo e concentrando uma maior quantidade de vitaminas do complexo B em cada grão.

O processo hidrotérmico enriquece a parte interna do arroz, deixando-a com valores nutritivos próximos ao arroz vendido com casca. Além disso, a temperatura superior a 58 graus usada no processo de parboilização muda a composição do amido, fazendo com que o arroz absorva ainda mais nutrientes da casca. Facilmente encontrado, principalmente em lojas de produtos naturais, esse tipo de arroz segue o mesmo padrão de preparo do arroz branco.

Arroz Negro

Apesar de ainda não ser muito popular, o sabor e a cor acastanhada podem ser novidade por aqui, mas já é conhecido na China há milhares de anos. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao integral. Ele tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico.

Análises do produto também apontaram o grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer.

Arroz Vermelho

O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) — aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais. O extrato desse tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional. Ele também é bastante acessível e pode ser encontrado em redes de supermercados.

Arroz Cateto

Este tipo de arroz também é conhecido como ‘japonês’. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, tem grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido. O arroz cateto tem grande quantidade de carboidratos e a ingestão desse nutriente aumenta os níveis de serotonina no cérebro, promovendo a sensação de prazer.

Arroz Arbóreo

O arroz arbóreo é muito utilizado no preparo de risotos. Os grãos são longos, arredondados e de cor perolada, além de serem ricos em amidos, sais minerais e carboidratos. Ao cozinhar libera muito amido, por isso o risoto fica tão cremoso.

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Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

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