Pode ser do seu interesse

Bem Estar

Sinusite Tem Cura? Melhor Tratamento, Remédio e Cuidados

A sinusite é uma condição inflamatória mais comum do que se imagina. Ela causa sintomas desagradáveis como fortes dores de cabeça e pressão na região da face. No entanto, muitas vezes as pessoas optam por tratamentos que não aliviam esses sintomas de maneira eficaz.

Abaixo, vamos mostrar qual é o melhor tratamento para lidar com a sinusite, citar os remédios mais usados para tratar a doença e concluir se a sinusite tem cura ou não.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação que ocorre nas cavidades ao redor das vias nasais, chamadas também de seios paranasais. Esses seios paranasais são cavidades no crânio que normalmente são preenchidas com ar e micro-organismo saudáveis e necessários para a nossa saúde. Essas cavidades produzem muco naturalmente para manter as passagens nasais úmidas e ajudar na eliminação de alérgenos ou poluentes que eventualmente entram no local.

Porém, há casos em que esse muco se acumula e ocorre uma inflamação no tecido que reveste essas cavidades. Isso pode bloquear os seios paranasais e impedir a eliminação de muco e ar. O resultado é muita dor e pressão na região da face. Além disso, o bloqueio da passagem do muco acaba causando um acúmulo de micro-organismos como bactérias que podem se proliferar mais rapidamente, ativando uma resposta do sistema imunológico que causa todos os sintomas desagradáveis da condição.

Normalmente, os sintomas da sinusite desaparecem em 2 ou 3 semanas sem a necessidade de tratamento. Porém, quando a dor é muito intensa ou os sintomas perduram por muito tempo, é importante procurar um tratamento adequado.

A sinusite pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração da doença. A sinusite aguda dura até 4 semanas e é o tipo mais comum que atinge os brasileiros. Há também a sinusite subaguda, que dura entre 4 e 12 semanas. Já a sinusite crônica é a manifestação da doença que persiste por mais de 12 semanas ou em casos em que os sintomas retornam continuamente. Cada tipo requer um tratamento específico.

Causas

A sinusite tem relação direta com o acúmulo de muco, que acaba servindo de local propício para o crescimento e proliferação de bactérias e germes. Assim, a infecção geralmente é causada por algum dos fatores abaixo:

  • Inchaço nasal devido a um resfriado ou alergia;
  • Problemas estruturais como desvio de septo (divisória de separada as cavidades nasais direita e esquerda podendo prejudicar o fluxo do muco) ou pólipos nasais (pequeno crescimento de tecido no revestimento da cavidade sinusal que também atrapalha a passagem do muco);
  • Presença de vírus ou bactérias;
  • Poluentes como resíduos industriais ou substâncias irritantes presentes no ar;
  • Fungos encontrados no ar.

Sintomas

Os principais sintomas da sinusite incluem:

  • Dor de cabeça na região da testa e da face;
  • Acúmulo de muco;
  • Congestão nasal;
  • Muco amarelado ou esverdeado;
  • Perda temporária de olfato ou paladar;
  • Mau hálito;
  • Dor de dente;
  • Dor de ouvido;
  • Febre;
  • Tosse.

Fatores de risco

Existem também alguns fatores de risco que podem contribuir para que alguém tenha sinusite, que incluem:

  • Infecções respiratórias anteriores como resfriados ou gripes;
  • Pólipos nasais ou desvio de septo, como já mencionado anteriormente;
  • Imunidade debilitada como de pessoas que sofrem de doenças autoimunes ou estão passando por algum tratamento de saúde;
  • Reação alérgica a substâncias como pólen, pelos de animais e poeira.

Sinusite tem cura?

Até o momento, não existe cura permanente para a sinusite. O que existe é o gerenciamento dos sintomas através do uso de medicamentos e de remédios caseiros ou a intervenção cirúrgica em casos em que a causa da sinusite é um problema estrutural como o desvio de septo ou a presença de pólipos nasais, que podem ser corrigidos cirurgicamente.

Apesar da intervenção cirúrgica funcionar muito bem, não há garantias de que a sinusite tem cura com ela, pois a pessoa pode desenvolver a condição por outros motivos durante a vida.

Existe um tratamento ideal para sinusite?

É praticamente impossível adotar apenas uma medida como o melhor tratamento para sinusite. Na verdade, o melhor tratamento para a doença consiste em uma combinação de medicamentos e cuidados no dia a dia.

Normalmente, o tratamento da sinusite aguda e subaguda é feito através dessa abordagem mencionada acima, enquanto que o tratamento da sinusite crônica pode necessitar de intervenção cirúrgica.

Medicamentos

O medicamento escolhido para o tratamento depende do seu diagnóstico e da determinação da causa da sinusite. Os remédios que o médico pode receitar para o tratamento incluem:

– Antibióticos

Se a causa da sua sinusite for uma infecção bacteriana, o médico deve prescrever antibióticos que devem ser tomados pelo tempo e na dosagem recomendada pelo profissional. O antibiótico usado geralmente é a amoxicilina em combinação com o clavulanato. Alguns profissionais também prescrevem a azitromicina ou outros tipos de antibióticos.

Nunca se automedique com antibióticos, pois isso pode causar resistência das bactérias e dificultar tratamentos futuros.

– Analgésicos

Muitas pessoas costumam tomar analgésicos de venda livre como o paracetamol ou o ibuprofeno para aliviar os sintomas da sinusite, principalmente a dor de cabeça.

– Descongestionantes nasais

O uso desses remédios pode ajudar a eliminar o muco acumulado nas cavidades nasais. Eles são vendidos na forma de sprays ou comprimidos e não devem ser usados por mais de 3 dias.

– Antialérgicos

Muitas vezes, a causa da sinusite é uma reação alérgica a poluentes ou outras substâncias. Nesses casos, o médico irá indicar um antialérgico para melhorar os sintomas.

– Esteroides

Os medicamentos esteroides servem para ajudar a reduzir o inchaço das membranas sinusais causados pela infecção. Esse tipo de remédio só deve ser usado sob orientação médica.

Remédios mais usados

O remédio escolhido para o tratamento da sinusite deve se basear na causa do problema e na avaliação dos seus sintomas por um médico. Em alguns casos, ele pode indicar a combinação de 2 ou mais medicamentos. Os mais prescritos incluem:

  1. Sinutab: Esse remédio ajuda a aliviar sintomas como congestão nasal e dores de cabeça, sendo muito eficaz no tratamento sintomático da doença.
  2. Tylenol Sinus: O Tylenol Sinus é um medicamento à base de paracetamol com ingredientes extras que ajudam a aliviar sintomas da sinusite como congestão nasal, febre e dor de cabeça.
  3. Nasonex: Trata-se do corticosteroide mais indicado no tratamento de alergias como a rinite e infecções como a sinusite.
  4. Sorine: O sSrine nada mais é do que uma solução salina que deve ser aplicada nas narinas para limpar e umedecer a região, favorecendo a eliminação do muco acumulado.
  5. Amoxicilina: Quando a doença é causada por uma bactéria, é importante tomar antibiótico prescrito por um profissional da saúde. Além da amoxicilina, também podem ser prescritos a azitromicina ou a cefalexina.
  6. Paracetamol: Analgésicos como o paracetamol, aspirina ou dipirona são indicados para aliviar as dores associadas à inflamação.
  7. Prednisona: Um anti-inflamatório como a prednisona ou o ibuprofeno, por exemplo, pode ser indicado por um médico melhorar a inflamação e para aliviar as fortes dores na cabeça e no rosto.
  8. Loratadina: Antialérgicos como a loratadina ajudam a aliviar os sintomas da sinusite quando a mesma é causada por um alérgeno. O medicamento ajuda a reduzir os sintomas e aliviar a pressão sentida na região da face.

Intervenção cirúrgica

Em casos de sinusite crônica, principalmente aquelas causadas por problemas estruturais nas cavidades nasais, a intervenção cirúrgica é a opção mais eficaz. A cirurgia consiste em remover os bloqueios nasais e ampliar as passagens sinusais, facilitando a drenagem do muco e evitando a reincidência da doença.

A cirurgia mais comum usada para isso é a cirurgia endoscópica funcional dos seios paranasais, no caso de pólipos nasais para remover os tecidos que estão bloqueando as passagens nasais. Quando há um desvio de septo, o procedimento indicado é a septoplastia, que ajuda a endireitar o osso e a cartilagem na região.

Cuidados

Como você pode ver, não é possível afirmar que a sinusite tem cura e nem existe uma fórmula mágica para se livrar dos sintomas da doença. É importante entender a gravidade e a causa dos seus sintomas para então tratar do modo mais adequado.

Existem alguns cuidados e medidas preventivas que você pode tomar para evitar a incidência da sinusite. Alguns deles são:

1. Umidificar o ar

O ar seco pode ser muito prejudicial para quem tem ou sofre de sinusite constantemente. Ao manter o ar úmido com o uso de um umidificador de ambiente ou colocando uma vasilha com água próxima de você, é possível manter as narinas mais limpas.

2. Inalar vapor de água

Inalar vapor de água pode ajudar a umidificar as narinas, reduzir o inchaço e promover a limpeza e eliminação de mucos no local. É possível fazer isso no banheiro durante um banho quente ou inalando o vapor diretamente de um recipiente com água morna.

3. Usar uma solução salina para lavar o nariz

Irrigar uma solução salina comprada na farmácia ou preparada em casa pode ajudar a manter as passagens nasais úmidas e facilitar a remoção do muco acumulado. É possível fazer isso com a ajuda de uma seringa ou com o uso de sprays específicos para isso vendidos nas farmácias.

Se for preparar em casa, use meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água filtrada e previamente fervida. Deixe esfriar antes de irrigar ambas as narinas com a solução.

3. Beber muito líquido

Manter-se hidratado é essencial para se recuperar de qualquer problema de saúde. Manter o corpo hidratado ajuda a diluir o muco acumulado, facilitando sua remoção.

4. Descansar

Manter-se em repouso durante a sinusite também é essencial para dar um tempo para o organismo se recuperar da infecção. Assim, durma bastante, alimente-se bem e mantenha-se hidratado para uma boa recuperação. Se possível, durma com a cabeça um pouco elevada em relação ao resto do corpo para ajudar na drenagem do muco.

5. Medidas preventivas

Por fim, é importante adotar algumas medidas para evitar a reincidência da sinusite. Algumas dicas incluem: manter a boa higiene das mãos, evitar hábitos prejudiciais para a saúde como fumar, manter a carteira de vacinação em dia, evitar contato direto com pessoas que estejam resfriadas, manter o ar condicionado de casa, do carro ou do trabalho devidamente higienizados e evitar o contato com alérgenos.

Referências adicionais:

Você imaginava que sinusite tem cura ou não? Sofre com essa condição crônica? Que remédios utiliza e qual tratamento já foi indicado pelo médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Sinusite Tem Cura? Melhor Tratamento, Remédio e Cuidados - Posts relacionados