Pode ser do seu interesse

Bem Estar

Pressão 13×8 é Normal?

Manter uma pressão sanguínea normal é vital, pois sem ela, não há pressão que force o sangue para que ele flua em torno do sistema circulatório e leve os nutrientes ou oxigênio através das artérias para os tecidos e órgãos.

Tanto a pressão baixa quanto a pressão alta são perigosas para a saúde. A hipertensão arterial é um importante fator de risco para doenças como AVC (acidente vascular cerebral), doença arterial coronariana, insuficiência renal e insuficiência cardíaca.

No início de 2018, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) declarou que acredita-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de hipertensos, e de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10% dessas pessoas fazem o controle e tratamento adequado.

Abaixo, verificaremos se uma leitura de pressão 13×8 é normal ou já pode ser considerada uma pressão alta e se vale a pena consultar um médico para conhecer possíveis tratamentos.

O que os números da pressão sanguínea significam

A pressão sanguínea, ou pressão arterial, é registrada com dois números, entenda o que cada um deles representa.

  • Pressão arterial sistólica (primeiro número): indica quanta pressão o sangue está exercendo contra as paredes das artérias quando o coração bate.
  • Pressão arterial diastólica (segundo número): indica quanta pressão o sangue está exercendo contra as paredes das artérias enquanto o coração está descansando entre cada batimento.

Em pessoas com mais de 50 anos, normalmente é dada mais atenção à pressão sistólica (primeiro número) por ser um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Na maioria das pessoas, esse número aumenta com a idade devido à rigidez crescente das grandes artérias, acúmulo de placas de gordura nas artérias em geral e a incidência de doenças cardíacas vasculares.

Uma leitura sistólica elevada ou uma pressão arterial diastólica elevada pode ser usada para fazer um diagnóstico de pressão alta. De acordo com estudos recentes, o risco de morte por doença cardíaca isquêmica e acidente vascular cerebral duplica a cada 20 mm Hg sistólica ou 10 mm Hg diastólica que aumenta em pessoas entre 40 e 89 anos de idade.

Categorias de pressão sanguínea

Em 2017, novas diretrizes da American Heart Association (Associação Americana do Coração) e da American College of Cardiology (Faculdade Americana de Cardiologia) junto a outras 9 organizações de saúde reduziram os números de diagnóstico de hipertensão para 13×8, ou seja, 130 mm Hg sistólica por 80 mm Hg diastólica.

Veja agora as cinco categorias de classificação de pressão sanguínea, também conhecida como pressão arterial, e seus novos números.

  1. Normal: Números menores que 120/80 mm Hg são considerados dentro da faixa de normalidade. Se os resultados se enquadram nessa categoria, o ideal é manter os hábitos saudáveis para o coração, como por exemplo seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.
  2. Elevada: A pressão arterial elevada é quando as leituras variam consistentemente entre 120 a 129 mm Hg sistólica e a diastólica resulta inferior a 80mm Hg. Pessoas com pressão sanguínea elevada podem desenvolver pressão alta, por isso o ideal é controlar essa condição tomando alguns cuidados e medidas.
  3. Hipertensão estágio 1: É quando a pressão arterial varia consistentemente de 130-139 mm Hg sistólica ou 80-89 mm Hg diastólica. Nesta fase, os médicos provavelmente prescrevem mudanças no estilo de vida e podem considerar a adição de medicamentos para pressão arterial com base no estilo de vida e podem considerar a adição de medicamentos para pressão arterial com base no risco de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD), como infarto ou acidente vascular cerebral.
  4. Hipertensão Estágio 2: Quando a pressão sanguínea varia consistentemente entre 140/90 mm Hg ou mais. Nesta fase, os médicos provavelmente irão prescrever uma combinação de medicamentos para pressão sanguínea e mudanças no estilo de vida.
  5. Crise de hipertensão: Estágio de pressão alta que requer atenção médica. Se as suas leituras de pressão sanguínea subitamente excederem 180/120 mm Hg, espere cinco minutos e depois teste a sua pressão arterial novamente. Se ainda estiverem altas de maneira incomum, entre em contato com o seu médico imediatamente. Você pode estar passando por uma crise de hipertensão.

Se a sua pressão estiver acima de 180/120 mm Hg e estiver sentindo sinais de possíveis danos nos órgãos, como dor no peito, dor nas costas, falta de ar, dormência/fraqueza, alteração na visão ou dificuldade para falar, não espere para ver se ela diminui, ligue imediatamente para a emergência.

Novas medidas de pressão sanguínea

Com as mudanças que ocorreram em 2017 em relação à redução para o diagnóstico de hipertensão (pressão alta), o limite para pessoas com 65 anos de idade ou mais mudou de 15×8 para 13×8.

Isso significa que 70% a 79% dos homens com 55 anos ou mais são classificados como hipertensos, e isso inclui homens cuja pressão arterial já havia sido considerada saudável. Por isso, ainda é possível encontrar pessoas leigas que afiram que a pressão 13×8 é normal.

Por que a mudança? Por trás dos números

“As diretrizes da pressão arterial não são atualizadas frequentemente. Em vez disso, são alteradas quando novas evidências sugerem que as antigas não eram mais precisas ou relevantes”, disse o Dr. Paul Conlin, endocrinologista do Boston Healthcare System e afiliado à Harvard Brigham e o Hospital da Mulher dos Estados Unidos. “O objetivo agora com as novas diretrizes é ajudar as pessoas a lidar com a pressão alta – e os problemas que podem acompanhá-la, como ataque cardíaco e derrame cerebral – muito mais cedo”.

Essas novas diretrizes aconteceram devido aos resultados de uma pesquisa realizada pelo Systolic Blood Pressure intervention Trial (SPRINT) que estudou mais de 9.000 adultos com 50 anos ou mais que tinham pressão arterial sistólica de 130 mm Hg ou mais e pelo menos um fator de risco para doenças cardiovasculares.

O objetivo do estudo foi descobrir se o tratamento parar reduzir o número sistólico da pressão sanguínea para 120 mm Hg ou menos era superior a medida padrão de 140 mm Hg ou menos. Os resultados mostraram que atingir uma pressão sistólica de no máximo 120 mm Hg reduziu a chance de ataques e insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral em um período de três anos.

As novas diretrizes também apresentaram outras mudanças. Primeiro, eles não oferecem recomendações diferentes para pessoas com menos de 65 anos: “Isso ocorre porque o estudo SPRINT analisou todos os pacientes, independentemente da idade, e não dividiu grupos acima ou abaixo de uma certa idade”, disse o Dr. Conlin.

Sendo assim, pressão 13×8 é normal? A resposta é não. Com essa mudança, realizada após muita pesquisa, 13×8 é considerado hipertensão estágio 1 e portanto, neste caso, já é importante consultar o seu médico.

Referências adicionais:

Você conhece alguém que ainda acredite que a pressão 13×8 é normal? Já teve essa leitura de pressão e acabou não consultando um profissional por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Pressão 13×8 é Normal? - Posts relacionados