Pode ser do seu interesse

Fit Dicas

Plantar Pimenta em Casa

Plantar Pimenta em Casa: 4 dicas para cultivar em casa sua própria pimenta. É possível plantar tanto no jardim, quanto em vasinhos.

Nada como ter aquela pimenta fresquinha em casa para uso nas refeições! Embora algumas pessoas não gostem de pimentas muito picantes, existem espécies mais suaves que podem dar um gosto especial aos seus pratos.

Aqui, você vai aprender como plantar pimenta em casa e ter sempre uma pimenta fresca e livre de agrotóxicos para adicionar em seus preparos. Continue lendo para aprender o passo a passo e os cuidados que devem ser tomados para que sua pimenta cresça cheia de nutrientes.

Conheça os Passos para plantar pimenta em casa

Se você gosta de jardinagem ou simplesmente quer se aventurar plantando sua própria pimenta, está no lugar certo. A seguir, mostraremos o passo a passo de como plantar pimenta em casa sem segredo.

Preparando o plantio

A pimenta pode ser cultivada em locais com climas tropicais ou subtropicais durante o ano todo. Em regiões como o Brasil, as sementes devem ser plantadas entre os meses de agosto e dezembro para melhores resultados.

Plantando

As mudas de pimenta são fáceis de serem encontradas em locais, como supermercados, feiras e até floriculturas espalhadas pelo país. Após a aquisição da muda, é necessário replantá-la.

Escolha um vaso de no mínimo 30 centímetros de diâmetro. A parte de terra seca ao redor das raízes (torrão de terra) deve ser mantida na hora do replantio. Em seguida, cubra o vaso com mais terra e molhe-a.

A pimenta pode ser plantada também através das sementes. Encha um vaso de 30 cm com terra vegetal e coloque de 3 a 4 sementes em cada vaso, a aproximadamente 1 cm da superfície.

Quando as folhas começarem a nascer, escolha a muda mais viva e remova as outras que não cresceram tanto.

Vasos

Na hora de ter plantas em casa, a escolha do vaso é extremamente importante. E dependendo da cor e do formato, ele ainda contribui para a decoração do ambiente. Mas não adianta escolher apenas um vaso bonito, ele precisa ser adequado para suas pimentas.

Por isso, na hora de comprar o vaso, certifique-se de que o escolhido possua furinhos no fundo. Esses furos servem para que a água excessiva não fique acumulada na terra e ela acabe mofando.

Água

A água é a melhor amiga da sua plantinha, mas regar a planta em excesso não vale! O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra seca.

Utilize água o suficiente para começar a gotejar embaixo – lembra dos furinhos no vaso de que falamos ali em cima? Como a pimenta deve ficar no sol, rapidamente essa água evaporará, por isso é necessário uma boa quantidade. Além disso, dê preferência para regá-la pela manhã.

Poda

A última dica de como cultivar pimenta em casa é sobre a poda! Não dá para deixar a poda de lado: ela é necessária para dar força para a sua planta continuar crescendo e frutificando. Se você não aparar a planta depois de cada colheita, a brotação de pimentas será interrompida. Essa poda deve ser feita apenas uma vez ao ano, no final do outono ou no início do inverno.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Plantar Pimenta em Casa - Posts relacionados