Pode ser do seu interesse

saúde

Pessoas com Esse Tipo Sanguíneo Podem Ser Mais Suscetíveis ao Coronavírus, Segundo Estudo Chinês

Enquanto o mundo enfrenta a pandemia de coronavírus e os cientistas correm para encontrar um medicamento – uma empresa americana já testa medicamento contra o coronavírus -, um novo estudo afirma que ter um certo tipo sanguíneo pode tornar uma pessoa mais propensa a contrair o novo coronavírus.

Descobertas preliminares da China afirmam que pessoas com sangue tipo A têm “significativamente” maior probabilidade de serem expostas ao COVID-19. A equipe, vale ressaltar, classificou o estudo como “preliminar”, considerando que existe ainda mais trabalho a ser desenvolvido para chegar a “descobertas concretas”.

O estudo, publicado online pela Medrxiv, comparou tipos sanguíneos de 2.173 pacientes com casos confirmados de COVID-19 de três hospitais chineses em Wuhan, o epicentro do surto global, e Shenzhen com os de 3.600 residentes saudáveis ​​de Wuhan.

31,16% dos residentes de Wuhan têm sangue tipo A, de acordo com o estudo. Os pesquisadores disseram que 37% dos pacientes pesquisados ​​tinham o mesmo tipo sanguíneo, e quando analisaram 206 mortes em Wuhan, determinaram que havia 63% mais mortes do tipo sanguíneo A do que do tipo O.

Ou seja: 85 vítimas, ou 41,26%, tinham sangue tipo A. Apenas 52, ou cerca de um quarto, eram do tipo O.

Pacientes com sangue tipo O eram menos propensos a pegar o coronavírus e a morrer em decorrência da infecção, de acordo com o estudo.

O mesmo padrão foi encontrado em diferentes grupos etários e de gênero. O estudo sugeriu que a maior suscetibilidade das pessoas com sangue tipo A poderia estar ligada à presença de anticorpos naturais no sangue, porém, mais estudos são necessários para comprovar essa associação.

“As pessoas do grupo sanguíneo A podem precisar de proteção reforçada para reduzir a chance de infecção”, escreveram os pesquisadores do Centro de Medicina Translacional e Baseada em Evidências, sediado em Wuhan.

Embora o tipo A seja um dos tipos sanguíneos mais comuns no mundo, os pesquisadores também disseram que as pessoas não devem se desesperar se tiverem o tipo A.

“Se você é do tipo A, não precisa entrar em pânico. Isso não significa que você será infectado com 100% de certeza”, disse o pesquisador Gao Yingdai.

“Se você é do tipo O, também não significa que esteja absolutamente seguro. Você ainda precisa lavar as mãos e seguir as diretrizes emitidas pelas autoridades”, lembrou ele.

Vale lembrar todas as diretrizes de segurança e prevenção alertadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia e os demais órgãos, como OMS e Ministério da Saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

Você possui o tipo sanguíneo que, de acordo com a pesquisa, está mais suscetível a contrair o coronavírus? Deseja se precaver ainda mais agora? Comente abaixo!

1 Estrela

2 Estrelas

3 Estrelas

4 Estrelas

5 Estrelas

(Nenhum Voto Ainda)

Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Pessoas com Esse Tipo Sanguíneo Podem Ser Mais Suscetíveis ao Coronavírus, Segundo Estudo Chinês - Posts relacionados