Pode ser do seu interesse

Dicas Fitness|Dietas Fitness|Perda de peso

Pasta de amendoim, conheça seus benefícios

Pasta de Amendoim

A pasta de amendoim nas últimas décadas, vem ganhando cada vez mais força entre as pessoas que praticam exercícios físicos ou que desejam ter uma vida saudável sem perder o costume de consumir o tão adorado amendoim.

A pasta de amendoim é um produto já bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que está se popularizando no Brasil em função das suas inúmeras propriedades.

Conheça abaixo alguns benefícios da pasta de amendoim, saiba para que serve este alimento e entenda como comer e como fazer para utilizar este produto no seu dia a dia.

Pasta de amendoim, o que é?

A pasta de amendoim, também chamada de manteiga de amendoim, é um produto muito famoso e bastante utilizado nos Estados Unidos, mas que se tornou conhecido no Brasil nos últimos anos, sendo principalmente utilizado pelos praticantes de atividades físicas.

A primeira patente foi solicitada pelo Dr. John Harvey Kellogg, em 4 de Novembro de 1895. A pasta de amendoim era inicialmente consumida pelas pessoas da alta classe, pois era considerada uma comida elegante e fina.

Com o tempo, a pasta de amendoim se popularizou e passou a fazer parte da refeição de muitas pessoas, principalmente de crianças que levam seus lanches feitos com pasta de amendoim e geleia para a escola.

No Brasil, a pasta de amendoim se tornou conhecida por seus benefícios para quem busca ganhar massa muscular e para quem precisa ter mais energia em determinadas atividades.

Hoje, este alimento é considerado bastante completo e muitos estudos mostram que os benefícios da pasta de amendoim são inúmeros, ajudando na melhoria de vários aspectos da saúde e também auxiliando no controle do peso.

Benefícios da pasta de amendoim

Pasta de amendoim - Benefícios

Prevenção de doenças

A pasta de amendoim é rica em diversos nutrientes que podem auxiliar na melhoria de diversos aspectos da saúde. Este alimento contém muitas vitaminas e minerais, entre elas a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e que ajuda no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e também prevenindo diversas doenças crônicas e degenerativas.

Além disso, devido à sua ação antioxidante, a vitamina E ajuda a proteger as gorduras do corpo contra a oxidação, que é importante para muitos aspectos da saúde, incluindo a defesa das células através da membrana plasmática, contribuindo para o adequado funcionamento de todas as funções do organismo.

Cada porção contendo 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (aproximadamente 30 g) contém em torno de 3 mg de vitamina E, atendendo a mais de 20% da necessidade diária recomendada desta vitamina.

Auxilia no funcionamento muscular

Entre outros benefícios da pasta, está a melhoria do funcionamento muscular. Este alimento é rico em potássio, um dos minerais mais importantes para o organismo, possuindo muitas funções no metabolismo. Este mineral é essencial para o adequado funcionamento dos músculos, atuando nos processos de contração e relaxamento, evitando a fadiga, as câimbras e as dores.

Além disso, o potássio participa da síntese de proteínas, ajudando também na recuperação e no crescimento das fibras musculares.

Este é um dos grandes motivos pelos quais os praticantes de musculação e atletas utilizam bastante a pasta de amendoim na dieta. Este alimento contém 252 mg de potássio para cada porção de 2 colheres de sopa (30 g de produto), atendendo a mais de 15% da necessidade diária deste mineral.

Controle do apetite e na perda de peso

A pasta de amendoim é um alimento que aparentemente parece ruim para quem busca reduzir peso, porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, este alimento é rico em nutrientes como fibras e proteínas, que são fundamentais para auxiliar no controle do apetite, reduzindo, assim, a ingestão diária de calorias e também promovendo o emagrecimento.

Cada porção de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim (30 g de produto) contém, aproximadamente, 3 g de fibras e 7,2 g de proteínas. Apesar de ajudar no controle do apetite, este alimento deve ser consumido com moderação, pois cada porção com 2 colheres de sopa contém em torno de 200 calorias.

Como comer e como fazer a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um produto de fácil utilização em qualquer refeição no dia a dia. Normalmente este alimento é acrescentado em sanduíches, saladas e pode ser usado também em refeições doces como bolos e sobremesas.

O ideal é realizar o consumo de 2 colheres de sopa por dia, em torno de 30 g de alimento, sendo suficiente para trazer muitos dos benefícios da pasta de amendoim para a saúde. Esta quantidade poderá variar em função de cada pessoa, podendo ser usado em maiores quantidades por atletas, por exemplo, principalmente os praticantes de fisiculturismo.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *