Pode ser do seu interesse

saúde

O Que Causa Imunidade Baixa?

Um sistema imunológico saudável é muito importante para a nossa saúde. Mas há dias em que a imunidade não está tão boa assim e existem motivos por trás disso. Descubra a seguir o que causa imunidade baixa e as principais dicas para melhorá-la.

Você sabia que exagerar na duração do exercício pode baixar a sua imunidade e que desinfetar as mãos o tempo todo também pode prejudicar o sistema imunológico ao invés de protege-lo?

As causas de imunidade baixa variam muito e podem ser tão simples e óbvias como um resfriado passageiro quanto problemas mais sérios como alguns tipos de doenças autoimunes.

Veja nesse artigo quais são as principais causas de imunidade baixa e quais são os sinais que o seu corpo dá quando o sistema imunológico não está muito bem.

Sistema Imunológico

O sistema imunológico é fundamental para a saúde. Ele protege o corpo contra diversas infecções e problemas de saúde, mas algumas vezes ele falha.

O corpo humano é muito inteligente e dá vários sinais quando algo não vai bem. Existem muitos sintomas que indicam que o sistema imunológico está fraco, tais como:

  • Mãos frias: causadas por vasos sanguíneos inflamados danificados pelo sistema imune que dificultam a circulação do sangue até as extremidades;
  • Dificuldade para ir ao banheiro: diarreia persistente pode indicar danos ao revestimento do intestino causados pelo sistema imunológico. A constipação também pode ser um sinal.
  • Olhos secos: pode indicar uma doença autoimune como o lúpus ou a artrite reumatoide;
  • Febre: o aumento da temperatura corporal sugere que o sistema imunológico está sobrecarregado;
  • Fadiga: cansaço sem motivo claro pode indicar um sistema imunológico fraco;
  • Erupções cutâneas: irritações na pele podem ser sinais de inflamação e refletir um baixo desempenho do sistema imune;
  • Dor de cabeça: algumas dores de cabeça podem ter relação com o sistema imunológico;
  • Queda de cabelo: pode ser um sintoma de lúpus, principalmente se a perda de cabelo for irregular;
  • Dor nas articulações: inflamações nas articulações são sinais de sistema imunológico fraco e podem causar dores;
  • Pele ou olhos amarelos: a icterícia pode sugerir que o sistema imunológico está destruindo células saudáveis do fígado;
  • Sensibilidade ao sol: pessoas que apresentam reação alérgica quando em contato com o sol podem ter um distúrbio autoimune e, além disso, vários tipos de alergia são sinais de falhas no nosso sistema imunológico;
  • Infecções recorrentes: se você já precisou tomar antibióticos mais de 2 vezes esse ano, fique atento pois é bem provável que as defesas naturais do seu corpo estejam comprometidas;
  • Mudança de peso: aumento ou perda de peso sem motivo claro podem ser sinais de danos à tireoide causados por uma condição autoimune;
  • Problemas na deglutição: há casos em que a dificuldade para engolir alimentos tem relação com problemas no sistema imune;
  • Formigamento ou dormência nas extremidades do corpo: algumas doenças autoimunes podem atacar os nervos e causar a sensação de formigamento nas mãos ou nos pés;
  • Manchas brancas: o surgimento de manchas brancas pelo corpo indica alterações no sistema imune que passa a atacar as células responsáveis pela produção de pigmentos.

O Que Causa Imunidade Baixa?

Como você pode ver, o corpo avisa. E ele avisa de várias formas diferentes para que você perceba que há algo que precisa melhorar.

A lista abaixo traz as principais causas de imunidade baixa para te ajudar a identificar o que pode estar prejudicando a sua imunidade e, consequentemente, a sua saúde geral.

– Alimentação inadequada

Se alimentar mal é uma das causas mais comuns de imunidade baixa. Consumir calorias vazias como produtos cheios de açúcar, sal, gordura e aditivos químicos pode deixar o sistema imunológico enfraquecido.

Uma pesquisa publicada no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition mostrou que a capacidade dos glóbulos brancos – um tipo de células de defesa que compõe o sistema imune – de eliminar bactérias é prejudicada por até 5 horas depois de ingerir 100 gramas de açúcar.

As células precisam de alimentos nutritivos para se manter e exercer suas funções. Focar na dieta é fundamental se você quer estar saudável.

– Estresse

Ficar estressado o tempo todo pode estar acabando com o seu sistema imunológico. O estresse crônico aumenta os níveis de cortisol no organismo. O aumento no cortisol reduz a produção de prostaglandinas, que são hormônios que suportam o sistema imunológico, dilatam os vasos sanguíneos e atuam como anti-inflamatórios.

Sem as prostaglandinas, o corpo fica mais suscetível a infecções como gripes e resfriados e até a problemas de saúde mais graves como as doenças cardíacas, por exemplo.

– Uso de medicamentos

O uso excessivo ou prolongado de medicamentos pode enfraquecer o sistema imunológico ao longo do tempo.

Além de alguns medicamentos causarem o acúmulo de toxinas no corpo, estudos mostram que o uso de antibióticos pode resultar na redução no número de citocinas, que são compostos anti-inflamatórios do sistema imunológico.

Também existem remédios que suprimem o sistema imunológico e, apesar de ajudarem no tratamento de determinadas doenças, podem reduzir a imunidade.

– Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são várias condições de saúde em que o próprio sistema imunológico se confunde e passa a atacar células saudáveis. Isso prejudica demais a saúde e pode trazer sérias consequências.

Exemplos incluem o HIV, o lúpus e artrite reumatoide.

– Abuso de álcool

O álcool também prejudica a capacidade dos glóbulos brancos de matar os germes. Quanto maior a quantidade de bebida alcoólica ingerida, maiores são os danos ao sistema imunológico.

O abuso de álcool a curto prazo pode aumentar o número de resfriados que você tem ao longo de um ano, por exemplo. Mas o consumo excessivo de álcool a longo prazo é o que mais assusta: ele pode impedir o funcionamento de células imunológicas e aumentar o risco de infecções e doenças como o câncer.

– Overtraining

Se exercitar é ótimo para a saúde, mas treinar demais sem períodos razoáveis de descanso pode prejudicar o sistema imune.

Ao se exercitar sem descanso, os seus músculos estão sofrendo lesões o tempo todo. Essas lesões precisam ser reparadas para que os músculos cresçam e fiquem cada vez mais fortes. Porém, é o sistema imunológico que repara os danos causados ao músculo e se ele estiver ocupado o tempo todo com os músculos, isso significa que outras partes do corpo vão ficar sem proteção.

Assim, o overtraining pode fazer com que você pegue mais resfriados e infecções do que antes, mesmo estando em ótima forma física.

Descubra quais são os principais sintomas de overtraining para não cometer esse erro e colocar em risco a sua saúde.

– Sedentarismo

Viver em extremos nunca é saudável. Treinar demais e treinar de menos causa os mesmos malefícios.

Durante a prática de uma atividade física, o fluxo de sangue aumenta e estimular a saída de resíduos tóxicos para fora do corpo.

Uma boa circulação sanguínea também estimula a circulação de anticorpos e de glóbulos brancos que ajudam no combate a doenças.

Pesquisas mostram que pessoas sedentárias demoram mais para se recuperar de uma infecção do que aquelas que se movimentam todos os dias.

– Exposição a toxinas

A exposição a toxinas ou a radiação pode prejudicar o sistema imunológico. É importante se proteger da radiação ultravioleta do sol, evitar circular em ambientes poluídos, limitar a ingestão de alimentos processados e evitar hábitos nocivos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

– Sono insuficiente

Dormir mal ou dormir pouco não dá a chance de o organismo repor as energias gastas durante o dia. Sem a chance de se recuperar adequadamente, o sistema imunológico vai ficando cada vez mais fraco.

Estudos indicam que o sono ruim está diretamente associado á redução das células T, que são glóbulos brancos que combatem várias doenças.

A privação de sono aumenta o risco de adquirir resfriados e outras doenças. Pesquisas já mostraram que a insônia ou o hábito de dormir menos de 5 horas por noite pode afetar drasticamente o seu sistema imunológico.

– Higiene inadequada

A falta de higiene expõe o organismo a mais germes, o que deixa a imunidade baixa. Hábitos básicos de higiene como lavar as mãos e escovar os dentes com frequência são suficientes para afastar muitos tipos de doenças.

– Limpeza excessiva

É ótimo tomar banho todo dia, lavar as mãos, escovar os dentes e etc. Mas ficar neurótico com a higiene também pode ser ruim para a saúde.

O sistema imunológico se desenvolve através da interação com o ambiente. O corpo só vai criar anticorpos se tiver contato com germes.

Se você desinfetar as mãos o tempo todo, você protege o corpo de várias doenças, mas ao mesmo tempo diminui a imunidade. É importante não exagerar na proteção para que o sistema imunológico tenha a chance de ser mais ativo e se desenvolver mais.

Dicas simples para melhorar a Imunidade

– Praticar exercícios com regularidade, mas sem excessos

O exercício físico fortalece o corpo, combate o estresse e melhora o humor. Não deixe de se exercitar com frequência, mas faça pausas na semana ou varie os músculos utilizados durante a semana para que você não sobrecarregue as suas defesas naturais.

– Zelar por um sono de qualidade

Dados da National Sleep Foundation mostram que a privação de sono tem o mesmo efeito que o estresse no sistema imunológico. Um sono de má qualidade ou insuficiente interrompe a produção normal de glóbulos brancos, aumentando o risco de você ficar doente.

Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), adultos devem dormir pelo menos por 7 horas seguidas.

– Gerenciar o estresse

Aprender a lidar melhor com o estresse pode fazer com que seus níveis de cortisol não subam tanto e, assim, não prejudiquem o sistema imunológico.

Atividades relaxantes e prazerosas podem te ajudar a controlar o estresse. Exemplos incluem a meditação, a ioga, as massagens relaxantes e os hobbies.

Diminua o estresse no seu trabalho com essas dicas para reduzir o estresse no mundo corporativo.

– Manter a caderneta de vacinas atualizada

As vacinas protegem contra várias doenças e é importante seguir o calendário de vacinas de onde você mora.

Se você sofre de alguma doença autoimune, pode ser que seu médico te oriente a não tomar algumas vacinas. Isso porque quando o seu sistema imunológico é naturalmente fraco, tomar alguns tipos de vacinas só vai piorar a sua saúde.

– Adotar boas práticas de higiene

Não é preciso criar uma obsessão por limpeza, mas de acordo com o CDC é importante lavar as mãos em certos momentos.

Exemplos de momentos importantes para higienizar as mãos são: antes de preparar refeições e de se alimentar, depois de usar o banheiro, depois de tocar no lixo e depois de ter contato direto com uma pessoa doente.

– Se alimentar bem

Comer alimentos saudáveis melhora o bem-estar geral e fortalece o sistema imunológico.

Capriche na ingestão de alimentos como vegetais e frutas que são ricos em nutrientes e mantenha uma dieta equilibrada, evitando alimentos que fazem mal para a saúde como aqueles repletos de gordura ou açúcar, por exemplo.

O sistema imunológico é um sistema bem complexo que protege o corpo contra várias substâncias nocivas para a saúde. Preste atenção nos sinais do seu corpo, cuide de você mesmo e adote hábitos melhores.

Uma boa alimentação já é meio caminho andado para que a sua imunidade fique alta o bastante para evitar muitos problemas de saúde.

Referências Adicionais:

Você já sabia o que causa imunidade baixa? Já foi diagnosticado com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela

2 Estrelas

3 Estrelas

4 Estrelas

5 Estrelas

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

O Que Causa Imunidade Baixa? - Posts relacionados