Pode ser do seu interesse

Dicas Fitness|Fit Dicas

Iogurte natural: benefícios + receita caseira

O iogurte natural caseiro é produzido através leite fermentado com milhões de lactobacillus, é rico em nutrientes como fibras e vitaminas, sendo portanto de vital importância para nossa saúde.
É também uma importante fonte de probióticos, ou seja, lactobacilos vivos que exercem efeito positivo no balanço da microbiota intestinal, auxiliando na regularização do intestino e na melhora da defesa do organismo.

Iogurte natural caseiro vs. industrializado

Você sabia que a versão caseira é bem mais saudável que a industrializada? É isso mesmo. O iogurte feito em casa possui mais probióticos e menos aditivos químicos, conservantes e açúcar.
Em sua composição também encontramos proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e não contém glúten.
Sendo assim, listamos nesta matéria os principais benefícios do consumo de iogurte natural e ensinamos como fazer o iogurte natural caseiro, com uma receita simples e prática. Confira!

Benefícios do iogurte natural

O maior benefício que o consumo de iogurte proporciona ao nosso organismo é a ação dos lactobacilos probióticos presentes nele.
Os lactobacilos são organismos vivos que auxiliam o corpo na digestão dos alimentos, sintetização das vitaminas e processamento dos hormônios.
Além disso, o consumo dos lactobacilos vivos ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como infecções vaginais até outras mais sérias como úlcera e câncer do intestino.
Segundo uma pesquisa recente do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia da UERJ, o iogurte também ajuda a diminuir a quantidade de nitritos no organismo, responsáveis pela formação das nitrosaminas, substâncias que podem provocar câncer de estômago e esôfago.
Porém, para se beneficiar totalmente da ingestão dos lactobacilos, é importante consumir o iogurte o mais próximo possível da sua data de fabricação. Isso se deve ao fato de que os lactobacilos diminuem com o passar do tempo.

Receita de iogurte natural caseiro

Ingredientes

– 2 litros de leite semi desnatado (pode usar leite sem lactose ou desnatado);
– 1 potinho de iogurte integral (consistência firme) 170g aproximadamente

Modo de preparo:

Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos, está no ponto. Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Iogurte natural: benefícios + receita caseira - Posts relacionados