Pode ser do seu interesse

Fit Dicas

Cozinhar a Vapor

Cozinhar a Vapor: alimentos bem preparados e manuseados, muitas vitaminas e benefícios são poupados.

Ao cozinharmos qualquer alimento, a perda de nutrientes importantes ao nosso organismo torna-se algo inevitável.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que determinado prato é ou pode ser cozido a vapor. O método consiste em colocar os alimentos em cima e não dentro da água fervente, sendo que eles ficam em uma panela tampada ou dentro de um utensílio chamado de vaporizador de alimentos.

Alguns exemplos de comidas que podemos cozinhar a vapor são: vegetais, folhas verdes, peixes entre outros.

Cozinhar vegetais a vapor

A chave para o sucesso do processo, é cortar os vegetais em pedacinhos de tamanho uniforme com isso eles cozinham praticamente no mesmo ritmo e ficam prontos ao mesmo tempo.

Até dá para misturar diferentes tipos de vegetais, porém, fica o alerta de que alguns alimentos mais macios, como é o caso do brócolis, cozinham mais rápido do que vegetais mais densos como as cenouras.

Mas, para quem deseja cozinhar todos os vegetais ao mesmo tempo, vale a pena colocar os alimentos que demoram mais para cozinhar antes e esperar alguns minutos até acrescentar aqueles que cozinham mais rápido.

Outra possibilidade é cortar os alimentos mais densos em pedacinhos ligeiramente menores para que eles cozinhem mais rapidamente e fiquem prontos ao mesmo tempo que os outros vegetais.
Mais uma instrução considerada essencial é a de não permitir que as comidas sejam cozidas demais.

O truque para impedir que isso não aconteça é ficar de olho no relógio ou colocar um cronômetro ou despertador do lado.

A dica é começar marcando três minutos após o início do cozimento e continuar checando os alimentos de tempos em tempos, conforme a velocidade que você achar que eles estão sendo cozidos.

Há ainda a sugestão de tirar os vegetais da cestinha do vaporizador quando eles ainda tiverem um pouquinho de crocância no meio – assim na hora em que eles chegarem à mesa, estarão bem cozidos, sem que eles comecem a se despedaçar

Agora que já vimos essas dicas importantes, segue o passo a passo de como cozinhar vegetais a vapor.

Cortar os vegetais;

Adicionar aproximadamente 30 ml de água dentro de uma panela e inserir a cestinha do vaporizador. A superfície da água deve estar debaixo da cestinha, assim, se for necessário, acrescente mais água;

Colocar a água para ferver no fogo alto. Quando começar a borbulhar e o vapor a emergir da panela, chegou a hora de espalhar os vegetais pela cestinha do vaporizador;

Cobrir a panela e reduzir para o fogo médio;

Os vegetais estarão sendo cozidos a vapor e você deve checá-los de tempos em tempos;

Um sinal de que eles estão prontos é o fato de você conseguir perfurar a sua parte mais grossa com uma faca de aparar. Porém, lembre-se do truque acima de tirar os vegetais quando eles ainda têm uma certa crocância no meio, para que terminem de serem cozidos com o calor que restar e cheguem bem saborosos à mesa. Além disso, a maioria dos vegetais fica com uma cor vibrante e brilhante quando estão prontos;

Depois, é só servir os vegetais diretamente na receita e no modo que desejar.

Benefícios de cozinhar a vapor

O cozimento a vapor é considerado um dos métodos mais saudáveis de preparação de alimentos, graças ao fato de não exigir a adição de nenhum tipo de gordura.

O método é mais eficiente do que outras formas de cozimento no que se refere à retenção do sabor, do formato, da cor, da textura e de muitos dos nutrientes dos alimentos.

Equipe geração fit

Nós ajudamos mulheres a atingir uma vida mais plena e saudável, através de conteúdo responsável e de alta qualidade, sobre os mais diversos temas ligados às áreas de Nutrição e Atividade Física.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Cozinhar a Vapor - Posts relacionados