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Coxinha de batata doce Fit

Coxinha de batata doce fit Lowcarb - Quero ser Fitness

Que tal uma coxinha de batata doce fit que você pode comer sem culpa? A batata doce é uma grande aliada de quem busca emagrecer. Seu amido é resistente à digestão e ela dificulta a absorção de açúcar e gordura de outros alimentos.

A coxinha tradicional é meio que uma “bomba”. Isso porque a massa, além de ser preparada com trigo refinado, é mergulhada em óleo, o que a torna uma bomba calórica – uma delas com 50 gramas tem até 250 kcal.

Coxinha de batata doce fit vs coxinha tradicional

Neste processo, sai a farinha de trigo e entra a batata doce. Sim, a batata doce!

A escolha do tubérculo se deve pelos vários benefícios que proporciona para quem busca perder a barriga.

Ela tem baixo índice glicêmico. Isso significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).

No capítulo nutrientes, é rica em vitamina A e aporta vários minerais, como manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio.

Ainda, com muitas fibras, a batata doce prolonga a sensação de saciedade.

Só não vale fritá-la, é claro.

Por isso, outra troca foi feita no preparo, onde sai a poça de óleo em que a coxinha é imersa e entra o forno e a assadeira antiaderente.

A receita a seguir fica pronta em geral 40 minutos, com 91,08 Kcal cada.

Coxinha de batata doce fit Lowcarb - Quero ser Fitness

Receita da coxinha de batata doce fit

Ingredientes

  • 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado (gente gosto de cozinhar aquele peito com osso, tirando a pele e as gordurinhas, ele fica mais saboroso, molhadinho e mais fácil de desfiar ainda quente)
  • 100 ml da água onde o frango foi cozido (chamamos aqui em casa, suco de galinha)
  • 2 tomates bem maduros (tire a casca deles e pique em cubinhos)
  • 1 cebola grande
  • 350 gramas de batata doce já assada (eu enrolo em papel alumínio e levo ao forno por 90 minutos)
  • sal rosa do himalaia
  • orégano, pimenta, outros temperos de sua preferência
  • 1 ovo inteiro (preferência colonial)
  • 2 dentes de alho
  •  1 colher de óleo de coco ou outro óleo saudável (canola é ótimo, soja não!!)
  • 3 colheres de farinha de linhaça dourada
  • 2 colheres de sopa de farinha de amaranto ou outra saudável

Modo de preparo

Massa:

Amasse as 350 gramas de batata doce com um garfo, leve o frango ja desfiado na batedeira ou mixer para ficar miudinho.

Misture as 250 gramas do frango desfiado, o ovo inteiro, batata doce amassada e a farinha de amaranto, uma pitada do sal do himalaia e os seus temperos favoritos. E amasse com as mãos. Prontinho, a massa está pronta. Reserve.

Se preferir passe num processador.

 

Recheio da coxinha:

Com o fogo médio/baixo, em uma panela coloque o óleo, o alho e a cebola e deixe dar uma douradinha, acrescente uma concha da água do cozimento do frango, para desmanchar a cebola. Agora é a vez do tomate, que deve estar previamente descascado.

Depois de picadinho, coloque na panela com a cebola e deixe dar uma desmanchada, mais umas 2 conchas da água de frango (suco de galinha, hahaha), se você não tiver esse caldo vá de água comum mesmo, tá, não vai colocar aqueles temperos knnor pelo amor de Deus… aquilo vai estragar a receita, puro conservante, misturado com sódio!!!

Agora é só por o frango previamente desfiado e mexer até que se misture bem. ESTÁ PRONTO. Se você quiser coloque mais sal aqui. exeprimente e veja a necessidade. Como eu ja cozinho o frango com sal, aqui nem uso na maioria das vezes.

Sempre faço desse molho a mais, faço tipo, 1kg/1,5kg de frango e aumento os outros ingredientes. Pois esse molho serve para comer purinho… para comer com torrada, com pão, empadão fit.. etc.. etc…

 

Montando a coxinha fit:

Pegue a massa e faça uma meia bola com o centro para dentro. Insira o molho de frango (cervca de uma colher de sopa cheia) e tampe com mais massa, agora com um formato cônico, passe na farinha de linhaça e forma previamente untada (uso óleo de coco, pode ser canola também, pois esses não se alteram com o calor)

Pré aqueça o forno por alguns minutos, coloque as coxinhas na temperatura de 250 graus por 30 minutos.

Pode usar de lanche da tarde, pode usar de pré-treino, pode usar de pós treino. Da pra usar até no seu almoço misturado com saladas e etc.

Essas quantidades rendem 6 coxinhas médias.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

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