Pode ser do seu interesse

Academia|Academia Pratique Fitness|Musculação|musculação beneficios|musculação é esporte|musculação em ingles|musculação em jejum|musculação emagrece|musculação feminina|musculação para emagrecer|musculação para gestantes|musculação para idosos

Consequências da musculação na adolescência

Cada vez mais, jovens e adolescentes estão em busca de uma vida mais saudável e ativa, e por isso, vão para as academias. Porém, para possa se exercitar com excelência, é preciso conhecer as consequências da musculação na adolescência.

Se for feita corretamente, a musculação na adolescência, pode trazer muitos benefícios para os seus praticantes. Benefícios estes que, além de serem para o corpo, beneficiam também a saúde física e mental.

A adolescência chega cheia de transformação e de dúvidas, onde muitas vezes acabam deixando os adolescentes sem saber o que fazer, e com isso os problemas psicológicos podem começar a se desenvolver.

Dentre eles, a comparação com os outros, e a vontade de atender aos padrões corporais impostos pelas mídias e pela sociedade. Que podem resultar em baixa autoestima e falta de autoconfiança.

Para tentar sanar isso, muitos adolescentes vão em busca da musculação na adolescência, porém, ao faze-la sem orientação, acabam sujeitos as consequências que ela pode ofertar para as pessoas que estão nesta fase da vida.

Conheça as consequências da musculação na adolescência

Como já dissemos acima, se a musculação na adolescência for feita de forma incorreta e irresponsável, ela pode gerar muitas consequências para a vida deste adolescente. São elas:

As lesões são bem frequentes na musculação na adolescência, quando ela é feita sem a supervisão de um profissional qualificado para lidar com este público.

Elas podem surgir devido aos exercícios serem executados de forma errada, quando utilizam equipamentos ruins, ou quando a carga de peso é grande demais. Os danos mais comuns quando a musculação na adolescência é feita de forma errada, é a hérnia de disco, e danos para a cartilagem.

  • Prejuízos para o crescimento;

Um outro risco que a musculação na adolescia oferece quando é feita de forma errada, é um estresse para o esqueleto. Com este estresse, o processo de crescimento pode ficar inibido.

  • Uso de medicamentos ou substancias ilegais;

Para estar entre os “populares”, ou para se encaixar em um determinado perfil, um dos grandes problemas que o adolescente que faz musculação pode ter, é o uso de medicamentos e de substancias ilegais.

O uso de anabolizantes e de esteroides, faz com que os músculos cresçam de uma forma muito rápida, e isso, muitas vezes é o mais estimulo para que estes adolescentes acabem recorrendo a eles.

Porém, sabemos o quanto o uso deste tipo de substancias pode fazer mal para a nossa saúde, podendo em muitos casos desenvolver doenças gravíssimas, levando até mesmo a óbito.

Algumas das doenças que podem surgir são: câncer, problemas no fígado, lesões no fígado, diabetes, impotência sexual, esterilidade, redução das mamas, irregularidade menstrual, problemas nos rins, dentre outros.

  • Aparecimento de uma obsessão;

Na adolescência, estar à mercê de uma obsessão, é algo comum, por isso, podemos ver relatos de adolescentes que acabaram desenvolvendo uma obsessão pela musculação na adolescência.

Isso resulta em uma neurose por exercícios e também para a alimentação, para que se possa ter um crescimento muscular mais rápido.

Para que isso possa ser evitado, é importante que os pais esteja, sempre atentos ao comportamento destes adolescentes, mantendo um diálogo sobre hábitos saudáveis.

Como podemos ver, se a musculação na adolescência for feita de forma errada, ela pode apresentar todas as consequências que foram descritas acima, eliminado os benefícios que a prática correta poderia trazer para as suas vidas.

Sendo assim, agora você já conhece as consequências da musculação na adolescência, diante de uma execução errada, e sem supervisão de um bom profissional. Por isso, lembre-se sempre que a sua saúde deve ser colocada em primeiro lugar, respeitando os limites do seu corpo.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Consequências da musculação na adolescência - Posts relacionados