Pode ser do seu interesse

Dicas Fitness|Perda de peso

Como Usar Salsa para Emagrecer

Salsa - Cebolinha para emagrecer

A salsa é um condimento muito popular na culinária brasileira. Devido ao seu sabor e aroma únicos, ela é muito usada para preparar molhos e temperos, mas poucos sabem dos efeitos do uso da salsa para emagrecer. Vamos mostrar todos esses benefícios relacionados à perda de peso abaixo.

Salsa

A salsa ou salsinha é uma planta da espécie Petroselinum crispum que é um dos melhores condimentos para a sua alimentação. Especialmente se estiver fresca, ela é uma das maneiras mais criativas e deliciosas de temperar sua comida. Além disso, ela fornece uma ampla gama de nutrientes e pode também ajudar a emagrecer.

Rica em substâncias como antioxidantes, vitamina A, vitamina C e folato, a salsa está disponível em diversas variedades nas feiras ou no supermercados, como a salsa de folhas, que apresenta folhas com texturas e até formatos diferentes, e a salsa de raiz, uma variedade que pode ser consumida crua ou cozida.

Independentemente da variedade escolhida, todas elas apresentam basicamente os mesmos nutrientes e benefícios que ajudam a emagrecer.

Benefícios da salsa para emagrecer

Os principais benefícios obtidos através da ingestão de salsa em relação à perda de peso incluem os listados abaixo:

1. Queima de gordura

A salsa apresenta uma substância chamada de capsaicina. Esse composto encontrado também em pimentas ativa enzimas que participam da queima de gordura no organismo. Assim, os estoques de gordura presentes no corpo podem ser eliminados com mais facilidade.

Além disso, a capsaicina também diminui os desejos por carboidratos açucarados, ajudando a reduzir a ingestão de açúcar na dieta, o que é benéfico para qualquer programa de perda de peso.

Pesquisadores britânicos indicam que usar meia xícara de salsa diariamente pode fazer você perder até 4 quilos de gordura em 6 meses.

2. Poucas calorias

Com um teor calórico de apenas 20 calorias por um quarto de xícara ou 10 calorias em uma porção de 2 colheres de sopa, a salsa é uma ótima aliada na dieta. Pode ser incorporada em lanches e até em um molho preparado para substituir alimentos gordurosos como maionese e manteiga, por exemplo, diminuindo muito o consumo calórico.

3. Ação diurética

O seu efeito diurético ajuda a eliminar a retenção de líquidos, o que reduz o inchaço no corpo e, consequentemente, pode diminuir algumas medidas como a redução da barriga. Além disso, tem um efeito detox que limpa o corpo de possíveis toxinas e resíduos alimentares presentes no corpo.

4. Digestão

A salsa é capaz de promover uma melhor digestão através do estímulo à produção de saliva e de enzimas que participam do processo digestivo. Um bom funcionamento do sistema digestivo é essencial em qualquer dieta de emagrecimento.

5. Regulação dos níveis de açúcar sanguíneo e Saciedade

A salsa é uma planta que é rica em fibras, sem nenhum teor de gordura ou carboidratos. Isso é ótimo principalmente para pessoas com diabetes do tipo 2 que desejam adicionar um sabor especial em suas receitas sem resultar no aumento dos níveis de açúcar no sangue.

A presença de fibras faz com que aumente a sensação de saciedade, evitando a liberação de insulina no corpo, o que ajuda na manutenção do peso.

Porém, é preciso tomar cuidado se você é diabético e já usa algum tipo de medicamento para controlar os índices glicêmicos, já que o uso de salsa pode diminuir de forma perigosa o açúcar no seu sangue.

Como usar a salsa para emagrecer na cozinha

A salsa pode ser usada em diversas receitas na sua cozinha. Como tempero, ela pode ser adicionada a praticamente tudo: macarrões, sopas, molhos, saladas, dentre outros. Apesar de não ser muito comum, também é possível tomar um chá de salsa que irá potencializar efeitos como ação diurético e a remoção de toxinas presentes no corpo.

– Como usar salsa em molhos para petiscos

Esse molho pode ser usado como acompanhamento de petiscos, saladas ou carnes. Para preparar, use 6 tomates médios, 1 cebola grande, 1 pimenta de sua preferência sem as sementes, 2 dentes de alho, 1 colher de chá de sal, 1 punhado de salsinha e 1 suco de meio limão.

Primeiro, grelhe os tomates junto com a cebola, a pimenta e o alho no forno a 350ºC por cerca de 1 hora. Após esfriar, bata tudo em um processador de alimentos. Em seguida, adicione a salsa e o sal e bata por alguns segundos até obter a consistência de sua preferência. Depois disso, retire a pasta do processador de alimentos, adicione o suco de limão e leve o molho à geladeira por cerca de 1 hora e pronto.

– Como usar salsa crua

A salsa crua e picada pode ser usada como um toque final nas suas receitas. Ela pode ser espalhada, por exemplo, por cima de uma porção de batatas fritas, em uma salada ou até mesmo em um sanduíche ou hambúrguer.

– Como usar salsa em receitas

A salsa como tempero é deliciosa. Basta usar a criatividade e usar onde preferir. Ela cai bem como tempero de sopas, caldos e carnes, por exemplo.

Como preparar o chá salsa

O chá de salsa pode trazer alguns benefícios como efeito detox, saciedade, efeito diurético, ajudar na digestão e na queima de gordura. Mas como preparar? Será que fica gostoso?

Para preparar o chá, use cerca de 2 colheres de sopa de salsa picada e previamente lavada em meio litro de água. Deixe a mistura ferver e em seguida deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Esse chá pode ser tomado até duas vezes por dia.

Apesar de ser deliciosa como condimento alimentar, o chá de salsa pode ser um pouco estranho para o nosso paladar. Assim, se preferir adoce com um pouco de açúcar ou mel e beba. Além disso, você pode adicionar outros ingredientes como limão e gengibre para alterar o gosto do chá.

Considerações finais

A salsa é um complemento alimentar facilmente incorporado nos alimentos. Além de ajudar na perda de peso, é um alimento muito saudável que não adicionar gordura nem carboidratos à sua dieta. Além disso, a salsa adiciona bastante sabor aos alimentos sem a necessidade de por sal ou açúcar na comida, o que pode ser uma boa pedida para hipertensos ou diabéticos que precisam emagrecer.

A salsinha é um alimento absolutamente seguro, mas se estiver grávida, evite o uso do condimento, principalmente do chá de salsa, pois ele pode causar um efeito diurético prejudicial à saúde como sangramentos, abortos e indução do parto prematuro.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *