Pode ser do seu interesse

Sem categoria

Como Plantar Espinafre em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Aprenda como plantar espinafre em casa com um passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para obter os melhores resultados.

Você até pode não ser lá muito fã do sabor do espinafre e virar a cara quando ele aparece em um prato. Entretanto, precisamos te dizer que o vegetal é um daqueles alimentos que servem como um ótimo aliado do funcionamento adequado do nosso organismo.

Isso porque ele serve como fonte de diversos nutrientes que o nosso corpo precisa como fibras, ferro, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Para quem deseja aproveitar os benefícios do espinafre para a saúde e boa forma sem precisar preocupar-se com a possibilidade do alimento conter agrotóxicos ou não, uma alternativa é aprender como plantar espinafre em casa.

Mas o que os agrotóxicos têm de tão ruim assim?

O portal do Ministério da Saúde informa que o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Segundo o portal, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

Sendo assim, vale a pena conhecer todas as doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos e os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil, a fim de procurar consumi-los em sua forma orgânica.

Como plantar espinafre em casa

  1. Fazer um furinho no meio do fundo de um copinho descartável e enchê-lo com uma mistura feita com metade de composto orgânico e metade de terra orgânica. Colocar duas sementes por copinho em uma profundidade de 1 cm;
  2. Espera-se que elas germinem em um intervalo de 10 dias – durante esse tempo, é preciso regar diariamente, de preferência de manhã ou no final da tarde, e deixar o copinho a meia-sombra;
  3. Passados 23 sias do plantio é esperado que o espinafre esteja medindo 8 cm, momento em que estará pronto para ser transplantado no local definitivo;
  4. O solo que receberá o transplante deve ser adubado com esterco bovino e borra de café. Retirar a mudinha de espinafre do copinho descartável delicadamente e cuidadosamente para que não desmanche e transplantar no solo definitivo;
  5. Então, regar. A irrigação deve continuar a acontecer todos os dias;
  6. Após três meses, o espinafre já poderá começar a ser colhido. A orientação é realizar a colheita individual das folhas vegetal quando a planta tiver pelo menos seis folhas. É aconselhável colher as folhas mais externas, que já se encontrem bem desenvolvidas.

Se a sua procura for por como plantar espinafre em vaso, você pode trocar o copinho descartável por um vasinho pequeno que tenha furinhos em sua base.

Outras dicas sobre como plantar espinafre em casa

  • O espinafre prefere um clima mais ameno, porém, precisa de um pouco de luz para crescer e, portanto, deve ser plantado em um local que pegue bastante sol. Ele requer no mínimo três horas de sol por dia. Porém, ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para não expor a planta a temperaturas muito altas, que podem induzir o florescimento precoce. Então, a área escolhida também deve contar com um pouco de sombra. A temperatura ideal fica na casa dos 13º C aos 20º C, embora possa ser cultivado em regiões onde o clima fica entre 2° C a 27° C durante o ciclo de vida da planta.
  • Ele não é capaz de suportar fortes inundações. Portanto, recomenda-se protegê-lo contra inundações e evitar plantar o vegetal em locais baixos que possam represar a água da chuva;
  • O solo utilizado no plantio deve ser fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, bem drenado, levemente ácido – com um pH entre 6,5 e 7. O espinafre também requer que o solo seja rico em matéria orgânica como estrume, farinha de alfafa, farelo de soja, farelo de algodão ou qualquer outro fertilizante nitrogenado;
  • É aconselhável irrigar com frequência para que o solo seja mantido úmido, tomando sempre cuidado para que ele não seja encharcado.

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como plantar espinafre em casa? Pretende começar a consumir seus próprios alimentos plantados? Comente abaixo!

1 Estrela

2 Estrelas

3 Estrelas

4 Estrelas

5 Estrelas

(1 votos, média: 5,00 de 5)

Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Como Plantar Espinafre em Casa – Passo a Passo e Cuidados - Posts relacionados