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Taekwondo

Como funciona treino de perna taekwondo?

O Taekwondo é um sistema de exercícios simétricos ou técnicas de corpo projetado para defesa pessoal e contra-ataque em combate desarmado, fazendo uso das mãos e pés como armas de defesa.

No entanto, o Taekwondo não é apenas uma habilidade física, é também um modo de pensar e viver. Através de rígida disciplina, o Taekwondo treina tanto o corpo quanto a mente, dando grande ênfase ao desenvolvimento do caráter moral. Em outras palavras, o controle da mente, e a autodisciplina devem acompanhar a graça física.

O treinamento de Taekwondo consiste em endurecer o corpo através da prática das várias formas de ataque e defesa. Esse sistema de combate desarmado envolve a habilidosa aplicação de socos, saltos, chutes, esquivas, bloqueios e ações de sparring; dirigido para o objetivo de neutralizar um agressor. Suas técnicas são principalmente chutes fortes, socos e bloqueio, mas também incluem o uso de movimentos circulares da mão.

Tae” é uma palavra coreana que é sinônimo de “chute”, assim, você já deve ter percebido que eles estão presentes com destaque dentro das técnicas do Taekwondo. Por isso, essa é uma modalidade d eluta que exige muito dos membros inferiores.

Os exercícios de perna são essenciais para os lutadores de artes marciais porque permitem a execução de técnicas de chute com maior força aplicada e com maior eficiência. Esse treino visa fortalecer os músculos da coxa, panturrilha e também do quadril.

Entre as várias técnicas de chute características, existem cinco que se destacam:

  • Chute frontal (AP Chagi):

Para que essa técnica funcione o lutador precisa estar posicionado a pelo menos uma perna de distância do seu oponente.

  • Chute lateral (Yeop Chagi):

Esse golpe é desferido com o oponente posicionado na sua lateral e você deve ficar com o corpo direcionado para sua frente. Assim, no momento do chute é preciso que você se equilibre em uma única perna enquanto a outra é flexionada para atingir a outra pessoa.

  • Chute gancho (Huryo Chagi):

O chute gancho é bastante conhecido no Taekwondo e é desferido quando o oponente está levemente posicionado na sua latera.

É preciso flexionar o joelho  da perna utilizada no chute e traze-la para perto do tórax, esticando a perna em seguida e desferindo o golpe. Essa técnica demanda bastante equilíbrio e concentração.

  • Chute para trás (Dwi Chagi):

Esse também se configura em golpe muito importante no treino de pernas taekwondo. Nesse caso é preciso ficar de costas para o adversário a certa distância.

A perna é então erguida para a frente,  e o joelho deve ser flexionado a fim de conseguir maior impulso. O golpe é desferido para trás enquanto o corpo é girado no mesmo sentido da perna que está desferindo o golpe.

  • Chute circular (Dollyo Chagi):

Já na posição do chute, você deve girar o seu corpo com a sola do pé como apoio. Esse movimento de girar será o responsável pela potência infligida ao golpe. Logo após, estique  a outra perna em direção ao oponente.

Uma dica muito importante, além de melhorar a técnica, é ter a capacidade de relaxar. Trabalhe nisso. Quanto mais você for capaz de relaxar, mais energia será capaz de armazenar em seus tendões e mais rápido será capaz de mudar de golpe.

Todos os alongamentos e exercícios devem ser supervisionados por um instrutor treinado, a fim de prevenir lesões e garantir que a técnica apropriada seja utilizada. Se você teve uma lesão ou dor, por favor consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de alongamento ou exercício.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

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