Pode ser do seu interesse

Sem categoria

Chocolate é Remoso?

Você já ouviu falar em alimentos remosos e em como eles devem ser evitados durante um processo de cicatrização? Nem todos estão familiarizados com esse termo, mas com certeza se você já fez uma tatuagem ou já machucou a pele de alguma forma, já deve ter escutado dicas de amigos ou familiares e até mesmo orientações médicas sobre alguns alimentos que devem ser evitados para uma cicatrização mais rápida. Estes são conhecidos também como alimentos remosos.

Um desses alimentos parece ser o chocolate, mas existe uma certa controvérsia sobre esse assunto, já que alguns especialistas afirmam que o chocolate deve ser evitado e outros dizem não ter problema consumir o produto.

Vamos mostrar alguns alimentos que devem ser evitados durante um período de cicatrização e esclarecer se o chocolate é remoso ou não.

Alimentos remosos

São considerados alimentos remosos qualquer tipo de alimento que atrapalha o processo de cicatrização de feridas. Alguns desses alimentos incluem:

  • Ovos;
  • Pimenta;
  • Frutos do mar;
  • Carnes processadas como salsicha, calabresa, peito de peru e mortadela;
  • Carne de porco;
  • Chocolate;
  • Maionese;
  • Refrigerante.

Inflamação no corpo

Antes de mais nada, é preciso entender o que é uma inflamação no corpo. Processos inflamatórios ocorrem o tempo todo no nosso organismo e são normais. No entanto, existe a inflamação considerada boa e a considerada ruim.

A inflamação é um modo natural do corpo se proteger contra uma doença ou uma ferida. Ela ajuda a estimular o processo de cura. No entanto, a inflamação crônica pode ser prejudicial para a saúde e até aumentar o risco de doenças como a diabetes, a obesidade e doenças cardíacas serem desenvolvidas.

Alguns alimentos que ingerimos podem aumentar as inflamações no nosso corpo e prejudicar o organismo. E um deles parece ser o chocolate.

Chocolate é remoso?

Alimentos que contêm gorduras e carboidratos refinados como os açúcares são grandes candidatos a desencadear ou piorar inflamações. Aqueles com alto teor de açúcar podem aumentar a quantidade de açúcar no sangue e assim aumentar a inflamação, além de neutralizar o efeito anti-inflamatório obtido através da ingestão de ômega-3, por exemplo. As gorduras trans também podem aumentar a inflamação e aumentar as chances de doenças cardíacas.

Sendo assim, se o chocolate é remoso ou não vai depender da composição dele. Existem chocolates que são compostos principalmente por cacau, como é o caso dos chocolates amargos, que tendem a ser mais saudáveis. Porém, existem chocolates que são produzidos a partir de uma lista enorme de ingredientes que podem facilitar o desencadeamento de processos inflamatórios no organismo.

Assim, um chocolate que contenha alto teor de açúcar, leite e gorduras em sua composição pode sim prejudicar a cicatrização e aumentar a inflamação no corpo.

Como alguns ingredientes no chocolate são prejudiciais à saúde?

  • Leite: O leite apresenta várias vitaminas boas para o nosso corpo. Mas seu consumo em excesso, especialmente do desnatado, pode influenciar a produção de insulina e prejudicar a resposta inflamatória normal do organismo, aumentando o risco da ocorrência de inflamação crônica. Dessa forma, chocolates ao leite podem ser remosos e dificultar a cicatrização ou o tratamento de certas doenças.
  • Açúcar: De acordo com pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, o açúcar tem relação com um aumento no risco de câncer de mama. Além disso, ele prejudica a cicatrização de feridas. Segundo o Wound Care Advisor, o colágeno é um composto importante para a cicatrização adequada de feridas, mas o açúcar afeta os níveis de colágeno presentes na pele e promove a liberação de moléculas pró-inflamatórias como as citocinas, aumentando a inflamação.
  • Adoçantes artificiais: Quem acha que é só trocar um chocolate adoçado com açúcar por um adoçado com adoçantes artificiais está errado. Uma dieta rica nesse tipo de adoçante também pode aumentar a inflamação e até elevar o risco de diabetes, pressão alta, obesidade e doenças cardíacas.
  • Glúten: Por fim, alguns chocolates podem conter glúten em sua composição. O glúten tem um efeito pró-inflamatório que pode prejudicar o organismo.

Chocolate amargo

Apesar de todos os malefícios indicados anteriormente, alguns especialistas afirmam que o consumo de chocolate pode ajudar na cicatrização. No entanto, eles estão falando especificamente de chocolates amargos. Ou seja, chocolates que tendem a ter uma menor quantidade ou até mesmo não conter ingredientes como açúcar, leite e gorduras artificiais.

Os especialistas afirmam que consumir chocolate amargo com alta concentração de cacau (70% ou mais) traz efeitos positivos para a saúde, melhorando problemas de estresse, humor, inflamação, memória e imunidade.

De acordo com pesquisa da Universidade Loma Linda na Califórnia, os flavonoides presentes no cacau são substâncias antioxidantes com efeito anti-inflamatório que beneficiam a saúde cerebral e cardiovascular. Assim, o cacau pode ajudar a melhorar as funções cognitivas como a memória, a função endócrina e também a função cardiovascular.

Assim, além de reduzir a inflamação, o chocolate amargo rico em cacau é capaz de regular de forma positiva a resposta imune do organismo contra um agente infeccioso e também os genes envolvidos na sinalização neural e na percepção sensorial no organismo humano.

Segundo outro estudo publicado no periódico científico Contemporary Reviews in Cardiovascular Medicine, o chocolate amargo ajuda a manter a pressão arterial sanguínea em níveis saudáveis e ajuda na cicatrização de feridas. Além disso, o chocolate amargo apresenta um alto teor antioxidante que beneficia o sistema imunológico e ajuda o corpo a lidar com infecções.

Desde que consumido com moderação, o chocolate amargo pode sim ajudar na inflamação e não é considerado um alimento remoso. Já as versões com pouco teor de cacau e muito açúcar são alimentos remosos que devem ser evitados, principalmente se você estiver doente ou se recuperando de uma lesão.

Dicas de bons alimentos para a cicatrização

Em geral, nosso organismo precisa de uma dieta saudável e equilibrada para curar feridas e inflamações. Alguns dos nutrientes mais importantes para que o corpo se recupere do processo inflamatório o mais rápido possível são as boas fontes de proteínas, a vitamina C, a vitamina A e o zinco além, é claro, de uma boa hidratação.

  • Opte por alimentos variados e saudáveis, especialmente frutas, vegetais e leguminosas;
  • Evite alimentos gordurosos e açucarados como frituras, doces, refrigerantes e outras bebidas adoçadas pois além de serem alimentos pouco nutritivos, são muito prejudiciais para a saúde;
  • A ingestão adequada de proteína pode ser alcançada comendo boas porções de alguns desses alimentos: feijão, leite, ovos, iogurte, soja, carnes e tofu;
  • Se for comer chocolate, prefira as versões amargas e com alta porcentagem de cacau;
  • Adicione alimentos ricos em vitamina C na sua alimentação diária como laranja, limão, melão, morango, brócolis, tomate e repolho;
  • Para garantir uma boa ingestão de zinco, não deixe de fora de sua dieta alimentos como carnes vermelhas, ovos, leite, grãos integrais, semente de girassol e amêndoas;
  • Alimentos ricos em vitamina A incluem vegetais verde escuros, laranja, melão, cereais integrais e produtos lácteos.

Considerações finais

A inflamação no organismo pode ocorrer por causa de vários motivos. Dentre eles, podemos citar a poluição, as lesões ou doenças e a ingestão de certos alimentos. Embora não possamos controlar precisamente os níveis de poluição presentes no ar, por exemplo, ou a ocorrência de uma lesão acidental, nós podemos controlar o que ingerimos através da alimentação.

Desta forma, sendo que o chocolate é remoso, evite comer alimentos como ele, que podem aumentar os processos inflamatórios no organismo. Isso vai te deixar mais saudável e com menor risco de desenvolver problemas de saúde.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o chocolate é remoso? Tem o costume de consumir o tipo de chocolate amargo ou ao leite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Chocolate é Remoso? - Posts relacionados