Pode ser do seu interesse

Sem categoria

Chia Engorda ou Emagrece?

Com a crescente conscientização sobre alimentos e saúde em todo o mundo, a demanda por alimentos funcionais, aqueles que contêm nutrientes específicos como vitaminas ou minerais, fibras, probióticos ou prebióticos, com múltiplos benefícios para a saúde, também aumentou. O uso de alimentos medicinais usados para prevenir doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares está ganhando um grande impulso entre o público.

A chia, semente da Salvia hispânica, é um alimento tradicional na América Central e do Sul, e atualmente é amplamente consumida devido aos seus vários benefícios para a saúde, especialmente na manutenção de níveis saudáveis de lipídios, e esse efeito ocorre devido a presença de ácido fenólico e óleo ômega 3.

Essas sementes também ficaram conhecidas popularmente pois dizem que ela deve ajudar a controlar a fome. Mas qual a verdadeira história sobre essas sementes nutritivas e sua capacidade de ajudar as pessoas a perderem peso? A chia engorda ou emagrece de verdade?

O que é chia

A chia é uma semente comestível que vem da planta denominada de Salvia hispânica, que é muito cultivada no México e remonta às culturas maias e astecas. “Chia” significa força, e no folclore, as pessoas acreditam que essas culturas antigas usavam as pequenas sementes pretas e brancas como um impulsionador de energia, o que faz todo sentido, já que elas são um alimento concentrado que contém ácidos graxos ômega-3, proteínas, fibras, antioxidantes e cálcio.

As sementes de chia são um alimento não processado de grãos integrais que podem ser absorvidos pelo organismo como sementes (ao contrário das sementes de linhaça). Cerca de 2 colheres de sopa desta semente contêm cerca de 139 calorias, 4 gramas de proteínas, 9 gramas de gordura, 12 gramas de carboidratos e 12 gramas de fibra, além de vitaminas e minerais.

Seu leve sabor semelhante a nozes as torna fáceis de serem adicionadas aos alimentos e bebidas. São usadas com maior frequência polvilhadas em cereais, legumes, molhos, pratos de arroz ou iogurte ou misturadas em bebidas e assados. Também podem ser misturadas com água e transformadas em gel.

Sementes de chia e saúde

Embora muitos se questionem se a chia engorda, é importante saber a princípio que ela contém vários componentes que, quando ingeridos como parte de uma dieta equilibrada e rica em vegetais, ela pode agir impedindo o desenvolvimento de várias doenças crônicas.

Os pesquisadores em geral têm um interesse particular no alto conteúdo de ácido graxos linoleico e alfa-linolênico (ALA) das sementes de chia. 60% do óleo das sementes de chia é proveniente desses ácidos graxos ômega 3, no entanto, a pesquisa disponível tem sido mais favorável a uma dieta contendo alimentos ricos em ômega 3 em vez de apenas sementes de chia.

Estudos realizados tanto em animais como em humanos demonstraram que esses ácidos graxos mostraram um efeito benéfico para a saúde cardiovascular (redução do colesterol, regulação dos ritmos cardíacos e da pressão arterial, prevenção de coágulos sanguíneos e diminuindo a inflamação).

A fibra presente nas sementes é em sua maioria solúvel e de mucilagem, preparação pegajosa e espessa que se obtém do resultado da dissolução de materiais gomosos em água. Essas fibras podem ajudar a diminuir o colesterol LDL e retardar a digestão, o que pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue depois de comer uma refeição e promover a sensação de saciedade.

Mas afinal, a chia engorda ou pode ajudar a perder peso?

Em teoria, as sementes de chia devem se expandir em sua barriga, ajudando a se sentir saciado, comer menos e finalmente perder peso, o que faz com que as pessoas acreditem que chia emagrece.

Porém, ao menos um estudo indica o contrário.

“Durante um período de 12 semanas, nós não vimos uma mudança no apetite ou perda de peso nos participantes do estudo que consumiram sementes de chia” disse o pesquisador David Nieman, PHD, professor da Appalachian State University, Carolina do Norte, Estados Unidos. “Nosso estudo não mostrou redução no peso e gordura corporal e nenhuma melhora nos marcadores cardiovasculares tradicionais ao consumirem 50 gramas de chia por dia”.

Um estudo que revisou todas as evidências científicas sobre chia encontrou resultados semelhantes.

“A evidência é limitada e apenas dois ensaios clínicos examinaram a saúde do coração e peso corporal” explica a pesquisadora Catherine Ulbricht. “Um estudo mostrou algum efeito benéfico para o coração, mas nenhum deles mostrou que a chia emagrece”.

Mais estudos são necessários antes que a chia possa ser recomendada para a perda de peso e saúde do coração de acordo com Catherine, editora-chefe da Natural Standard Research Collaboration.

Já uma outra pesquisa realizada pela Universidade de Toronto chegou a outra conclusão.

Sementes de chia promovem a perda de peso em pessoa com diabetes

Pesquisadores da Universidade de Toronto, Canadá, descobriram que uma pequena dose diária de sementes de chia pode ajudar pacientes diabéticos obesos a perder peso enquanto mantêm um bom controle de açúcar no sangue. O estudo é o primeiro a mostrar que as sementes podem reduzir o peso e sugere que em pessoas com diabetes tipo 2, uma intervenção baseada na dieta pode produzir perda de peso comparável a alguns medicamentos diabéticos.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que consumiram 30 gramas (cerca de um terço de um copo) de sementes de chia por dia durante seis meses perderam quatro quilos em comparação com a perda de cerca de meio quilo para o grupo de controle, que recebeu farelo de aveia e fibra de inulina. Ambos os grupos de estudo seguiram uma dieta restrita em calorias.

“Esses resultados sugerem que a suplementação com chia pode ser uma adição segura e eficaz à terapia convencional para pessoas que vivem com diabetes e têm excesso de peso corporal”, disse o Dr. Jan Hux, diretor de ciência da Canadian Diabetes Association. “Estamos ansiosos para estudos de longo prazo sobre os efeitos desta semente no cuidado de diabetes e obesidade.”

Você deveria consumir chia?

Embora haja pesquisas que dizem que a chia emagrece e outras que não, ela é com certeza uma adição nutritiva à dieta de qualquer pessoa. Suas sementes fornecem uma grande quantidade de nutrientes com  baixa quantidade de calorias, além de ser excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 e proteínas, ideais também para veganos e vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne.

Devido a essa enorme quantidade de nutrientes, ela pode ser um aliado essencial para as pessoas que querem se alimentar de maneira saudável e ainda cuidar da sua saúde.

“Consumir sementes de chia em alimentos, não como suplemento mas como uma alternativa aos grãos processados como o pão branco, por exemplo, é muito mais saudável e saboroso” sugere Michael Roizen, co-autor do livro You Staying Young.

No livro, ele e Mehmet Oz recomendam duas doses diárias, cada uma consistindo de 20 gramas (um pouco menos de 2 colheres de sopa) de sementes de chia. Eles também observam que a atividade antioxidante dessas sementes é maior do que qualquer alimento integral.

Existe alguma desvantagem em consumir chia?

Ulbricht adverte que, se você sofre com alergias alimentares (especialmente de sementes de gergelim ou mostarda) ou se está tomando medicamentos para pressão alta ou anticoagulantes, deve perguntar ao seu médico antes de adicionar essa semente à sua dieta.

Desfrute das sementes de chia tanto pelo seu sabor como para aumentar a quantidade de fibra, proteína, cálcio, antioxidantes e ômega 3 em sua dieta.

Infelizmente, não existe nenhuma semente mágica para perda de peso. Embora muitas pesquisas ainda precisem ser realizadas quanto à questão se chia emagrece, por enquanto, se você quer perder peso, precisa praticar atividades físicas e seguir uma dieta saudável e controlada, e para isso pode contar com essa semente, já que não foi provado que a chia engorda, mas sim que faz muito bem para a saúde.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que o consumo de chia engorda ou emagrece? Tem costume de consumi-la em sua dieta? De que formas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Chia Engorda ou Emagrece? - Posts relacionados