Pode ser do seu interesse

Sem categoria

Chá para Dormir Bem e Rápido – 13 Melhores, Como Fazer e Dicas

Dormir bem é essencial para ter disposição no dia que vem pela frente e, principalmente, uma boa saúde. Porém, aproximadamente 30% da população sofre de algum distúrbio do sono como insônia ou incapacidade crônica de adormecer, permanecer dormindo ou alcançar o sono profundo, aquele sono de qualidade que realmente restaura as energias.

Uma alternativa para essas pessoas pode ser o uso de certos tipos de chá com propriedades que ajudam a dormir bem. Existem várias ervas naturais que podem ser usadas para esse fim e é sobre elas e suas propriedades que vamos falar, além de dar dicas de como fazer os melhores tipos de chá para dormir bem e rápido.

Uso de chá para dormir

Desde a antiguidade, os chás de ervas têm sido usados como remédios naturais para distúrbios do sono. As pesquisas recentes também apoiam o uso de chás para facilitar o sono de quem sofre para conseguir adormecer. Algumas das substâncias presentes nestes chás são inclusive incluídas em alguns medicamentos para dormir.

O consumo de chá para dormir bem e rápido parece ser uma alternativa segura, natural e com menos efeitos colaterais do que os remédios comercializados para este fim, e os principais deles serão descritos a seguir.

Melhores tipos de chá para dormir bem e rápido

1. Chá de camomila

O chá de camomila é usado há muito tempo como um remédio natural para reduzir processos inflamatórios, diminuir a ansiedade e como um chá para insônia. A camomila é considerar um tranquilizante suave capaz de induzir o sono. Os efeitos calmantes da erva podem ser atribuídos ao antioxidante presente nela chamado de apigenina. A apigenina é capaz de se ligar a receptores específicos no cérebro que podem reduzir sintomas de ansiedade e iniciar o sono.

Um estudo feito com 60 pessoas que viviam em clínicas de repouso mostrou que aquelas pessoas que receberam 400 miligramas de extrato de camomila por dia tiveram um sono de melhor qualidade do que aqueles que não tomaram o chá da erva.

Outro estudo envolvendo mulheres que acabaram de dar à luz e que tinham uma qualidade de sono muito ruim constatou que aquelas que tomavam o chá de camomila por um período de 2 semanas relataram uma melhor qualidade do sono do que as mães que não bebiam o chá.

Uma outra pesquisa envolvendo pacientes com insônia crônica indica que quem recebeu 270 miligramas de extrato de camomila duas vezes por dia durante 28 dias adormeceram aproximadamente 15 minutos mais cedo do que aqueles que não receberam o extrato, indicando que o chá de camomila, além de ajudar a dormir bem, auxilia a pegar no sono mais rápido.

Outra evidência interessante é que as pessoas que tomam o chá de camomila costumam acordar menos vezes durante a noite, indicando que o chá também ajuda a dormir profundamente.

Mais estudos estão sendo realizados para entender melhor o papel da camomila na indução do sono, mas os resultados obtidos até agora são bastante promissores. 

Como fazer:

O chá de camomila é feito com as flores secas da planta. Basta usar de 2 a 3 colheres de chá de camomila em cerca de 250 mL de água quente. Deixe a mistura em infusão de 3 a 5 minutos e beba. O chá de camomila tem um gosto natural adocicado, mas você pode adicionar mel ou algumas gotas de limão se quiser alterar o sabor.

2. Chá de raíz de valeriana

A valeriana é uma erva usada há muitos séculos para tratar problemas como insônia, nervosismo, ansiedade e dores de cabeça. Trata-se de uma erva que foi muito usada durante a Segunda Guerra Mundial para aliviar o estresse e a ansiedade causados pela guerra. Hoje em dia, é muito procurada para ajudar a tratar distúrbios do sono, principalmente na Europa e EUA.

No Brasil, ela pode ser encontrada como um suplemento dietético em cápsula ou em líquido ou ainda na forma de raiz seca e vendida como um chá.

Ainda não se sabe exatamente como a raiz de valeriana atua no sono. Uma das teorias propostas pelos cientistas é que ela é capaz de aumentar os níveis do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA). Assim, quando o GABA está presente em grandes quantidades, a sonolência também aumenta.

Um estudo clínico envolvendo 27 pessoas com dificuldades para dormir mostrou que 89% das pessoas relataram uma melhora significativa no sono ao tomar o chá de extrato de raiz de valeriana. Além disso, efeitos colaterais como sonolência matinal não foram observados no estudo.

Um outro estudo com 128 participantes indicou que as pessoas que receberam uma dose de 400 miligramas de raiz de valeriana observaram uma redução no tempo que levavam para cair no sono, além de acordar menos vezes durante a madrugada e ter uma qualidade de sono melhor.

Outra pesquisa investigou os efeitos da erva a longo prazo. Nesse caso, a redução nos sintomas de insônia foi relatada após os indivíduos receberem uma dose de 600 miligramas de raiz de valeriana todos os dias por 28 dias.

Apesar de todas essas evidências, em nenhum dos estudos foi feita a monitoração da frequência cardíaca ou da atividade cerebral durante o sono. Dessa forma, os resultados são muito subjetivos já que dependem dos relatórios dos próprios participantes sobre o que sentiram durante a noite de sono. Ainda assim, o chá de raiz de valeriana parece ser uma ótima alternativa para melhorar a qualidade do sono sem sofrer efeitos adversos.

Como fazer

Para preparar esse chá para dormir bem e rápido, separe uma colher de chá de raiz de valeriana e ferva cerca de 250 mL de água. Em seguida, acrescente a raiz na água fervente e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos.

3. Chá de lavanda

O chá de lavanda é um chá de uma erva muito cheirosa e com efeito calmante. Antigamente, os povos gregos e romanos acrescentavam lavanda na água em que tomavam banho para respirar o aroma e aproveitar os efeitos calmantes da fragrância. Assim, as pessoas hoje em dia usam o chá de lavanda para ajudar a relaxar, acalmar os nervos exaltados e ajudar a pega no sono de forma mais intensa e com maior facilidade.

Um estudo envolvendo 80 mulheres após o parto mostrou que aquelas que reservaram um tempo para sentir o aroma e beber o chá de lavanda diariamente durante 2 semanas relataram menos fadiga em relação as que não tomavam a bebida.

Uma outra pesquisa com 67 mulheres que sofriam de insônia mostrou uma redução ou variabilidade da frequência cardíaca, além de melhorar a qualidade do sono após cerca de 20 minutos de inalação de lavanda 2 vezes por semana durante 3 meses. Essa pesquisa também mostrou que a erva é capaz de diminuir a ansiedade, que pode ser uma das razões dos seus problemas para dormir.

Como fazer

Não há segredo, use uma colher de chá de lavanda seca ou 2 colheres da erva seca. Ferva cerca de 250 mL de água e adicione a lavanda. Deixe a mistura em infusão por até 10 minutos.

O chá de lavanda pode ser preparado frio, se preferir. Para isso, basta usar 2 colheres de sopa de lavanda fresca ou meia colher de lavanda seca e adicionar em 1 litro de água fria ou gelada.

4. Chá de erva cidreira

A erva cidreira é uma planta que pertence à família das mentas. Também usada em aromaterapia, as folhas da erva são secas e usadas para preparar chá. Assim como as outras ervas mencionadas nesse artigo, a erva cidreira é usada desde antiguidade para diminuir o estresse e melhorar o sono.

Evidências científicas mostram que, assim como a raiz de valeriana, a erva cidreira é capaz de aumentar os níveis de GABA em camundongos, o que indica que ela pode ter um efeito sedativo que ajuda a dormir.

Um estudo realizado com humanos também mostrou uma redução de 42% nos sintomas de insônia após o uso de 600 miligramas de extrato de erva cidreira por dia durante 15 dias.

Como fazer

O chá de erva cidreira, também conhecido como chá de melissa, é feito usando cerca de 2 a 3 colheres da folha de erva cidreira para cada xícara de água quente. Para isso, adicione as folhas na água quando já estiver fervida e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Em seguida, coe a mistura e aproveite os benefícios do chá.

5. Chá de flor do maracujá

Esse chá, conhecido também como passiflora, é feito a partir das folhas secas, flores e caules da Passiflora, a flor de maracujá. Ela é usada tradicionalmente para aliviar sintomas da ansiedade e melhorar o sono.

Estudos recentes observaram a capacidade do chá de maracujá para reduzir a insônia e aumentar a qualidade do sono.

Um estudo feito com 40 adultos saudáveis, por exemplo, indicou que aqueles que tomavam o chá de maracujá todos os dias por uma semana relataram uma qualidade de sono muito melhor do que aqueles que não tomaram o chá da planta.

Outra pesquisa fez uma comparação do chá de maracujá preparado em conjunto com raiz de valeriana e lúpulo em relação ao Ambien, um medicamento prescrito para insônia. Os resultados mostraram que a combinação foi tão eficaz quanto o medicamento, mas sem os efeitos colaterais indesejados do Ambien.

Apesar de ser muito usado em combinação com outras ervas, o que dificulta verificar os efeitos isolados do maracujá, um estudo publicado em 2001 publicado na revista científica Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics comprovou a eficácia do maracujá na gestão de sintomas de transtornos de ansiedade, que podem ajudar na regulação do sono.

Como fazer

Para preparar esse chá para dormir bem e rápido, você precisa ter flores do maracujá. Primeiro, aqueça cerca de 200 mL de água até alcançar fervura. Depois disso, adicione cerca de 2 a 3 colheres de chá de passiflora seca e deixe a mistura em infusão por 10 minutos.

Também é possível usar as folhas da planta para obtenção dos mesmo benefícios. O procedimento de preparo do chá é semelhante ao das flores. Lembre-se de peneirar a bebida antes de tomar.

6. Chá de lúpulo

O lúpulo é uma planta amarga muito utilizada na produção de cerveja, mas que também pode ser usada para o preparo de chás. O chá de lúpulo é capaz de ajudar a combater sintomas da ansiedade devido a propriedades calmantes e relaxantes presentes na erva.

Além disso, o chá de lúpulo tem um efeito analgésico, podendo combater algumas dores e ao mesmo tempo ajudar o corpo a relaxar. Essas propriedades do lúpulo ajudam a pegar no sono e ter um sono mais profundo e relaxante.

Como fazer

Para fazer esse chá para dormir bem e rápido, ferva cerca de 250 mL de água e em seguida apague o fogo e adicione uma colher de chá de lúpulo. Deixe a bebida em infusão por aproximadamente 10 minutos e coe antes de beber.

7. Chá de casca de magnólia

A magnólia é uma planta com flores mito antiga. O chá é feito a partir da casca da planta ou dos botões e hastes secas das flores. Na medicina chinesa, era um planta muito usada para tratar problemas como desconfortos abdominais, congestão nasal e alívio do estresse.

Hoje, é usada para melhorar os sintomas de distúrbios do sono devido aos seus efeitos ansiolíticos (redução da ansiedade) e sedativos. Os cientistas acreditam que as propriedades sedativas do chá são provenientes do honokiol, um composto que é encontrado em abundâncias nas hastes, flores a casca da magnólia. Ele atua modificando os receptores GABA no cérebro aumentando a sonolência.

Diversos estudos feitos em camundongos mostraram que a magnólia ou o próprio honokiol extraído dela diminuíram o tempo necessário para adormecer e aumentaram a duração do sono. Mais pesquisas ainda são necessárias para investigar melhor o papel da magnólia em distúrbios do sono, mas as pesquisas preliminares já são evidências suficientes para afirmar que ela pode ser usada como um chá para dormir bem e rápido.

Como fazer

O chá de magnólia deve ser preparado através das flores e/ou folhas da planta de magnólia. Primeiro, ferva cerca de 500 mL de água e em seguida coloque meia colher de sopa de magnólia. Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe, espere esfriar um pouco e aproveite os efeitos do chá.

8. Chá de catnip

Catnip é uma substância conhecida como erva do gato ou unha-de-gato. Muitas pessoas usam para chamar atenção e distrair os seus gatos. Poucos sabem que seu uso também é feito por humanos há muito tempo. Essa erva faz parte da família do hortelã e também pode ser usada como um chá.

O chá de unha-de-gato apresenta propriedades que ajudam a relaxar e a promover sonolência em pessoas que sofrem de distúrbios do sono. A substância nepetalactona é responsável por efeitos de relaxamento e alívio da tensão, facilitando e melhorando a qualidade do sono.

Como fazer

O chá de catnip pode ser preparado a partir das folhas frescas ou secas da planta, sendo que a versão seca é mais facilmente encontrada.

Use cerca de 5 gramas (1 colher de chá) de catnip seco em 200 mL de água fervente. Deixe a mistura sob fervura por pelo menos 5 minutos. Em seguida, deixe a bebida em infusão por mais 10 minutos. Coe a mistura e está pronto.

9. Chá verde descafeinado

O chá verde comum não é indicado para pessoas com insônia devido ao alto teor de cafeína presente em sua composição. Porém, o chá verde descafeinado pode trazer benefícios como a presença da substância L-teanina, que ajuda a diminuir problemas como estresse e a melhorar a qualidade do sono.

Um estudo realizado com homens jovens que tomaram um suplemento de L-teanina antes de dormir apresentam um sono melhor e um estado mental com mais energia no dia seguinte. Porém, é preciso ter em mente que as quantidades de L-teanina no chá são bem menores do que em um suplemento puro da substância. Mesmo assim, efeitos menos pronunciados também são observados com o uso de chá verde pronunciado.

E ainda assim, é preciso tomar cuidado pois mesmo descafeinado o chá pode conter alguns traços residuais de cafeína e seu consumo deve ser moderado.

Como fazer

Esse chá deve ser feito com uma fonte descafeinada de chá verde. Por esse motivo, o chá verde descafeinado é mais facilmente encontrado na forma de sachês ou em folhas secas encontradas em lojas de produtos naturais.

O preparo é muito simples. Basta ferver cerca de 200 mL de água e adicionar o chá verde descafeinado. Deixe a mistura em infusão por cerca de 5 minutos e pronto. Se usar um sachê pronto, não precisa nem coar. Se preparar a partir de folhas secas, peneire o chá e beba quente ou gelado.

10. Chá de cúrcuma

A cúrcuma é rica em curcumina, que é uma substância antioxidante potente que também tem efeitos interessantes como melhoria da circulação sanguínea e alívio de dores que ajudam a relaxar e a dormir melhor.

Quando combinada com gengibre e mel, promove uma ótima noite de sono.

Como fazer

O chá de cúrcuma pode ser preparado através da fervura de duas xícaras de água e adição de 1 a 2 colheres de sopa de cúrcuma. Deixe ferver por alguns minutos e depois desligue e deixe em infusão por uns 5 minutos. Coe a bebida e está pronta para tomar.

Para adicionar gengibre e mel no chá, basta cortar um pedaço de gengibre fresco e adicionar na água durante a fervura. O mel deve ser usado par adoçar a bebida.

11. Chá de banana

Um chá de banana pode ser tiro e queda para você conseguir adormecer bem e manter a qualidade do sono. A banana apresenta minerais como potássio e magnésio que ajudam a relaxar os músculos e os vasos sanguíneos, promovendo o sono e fazendo o mesmo durar por mais tempo.

Como fazer

Basta separar uma banana crua e uma xícara de água. Corte as duas pontas e cozinhe a banana em água fervente com casca e tudo por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura e beba.

12. Chá de erva-de-São-João

O chá de erva-de-São-João é usado como chá para dormir bem e rápido devido a propriedades antidepressivas que atuam na redução da ansiedade. Essa ação da erva pode ajudar você a pegar no sono mais facilmente. Os pesquisadores acreditam que a erva atua nos receptores de GABA, estimulando o sono.

A desvantagem é que a erva-de-São-João é conhecida por alguns efeitos colaterais indesejados quando seu uso é prolongado como irritabilidade, inquietação, aumento da sensibilidade à luz do sol além de possíveis interações medicamentosas perigosas. Dessa forma, não é indicado usar esse chá sem aval médico.

Como fazer

O chá deve ser feito com 1 colher de chá de folhas secas da erva em cerca de meio litro de água fervente. Deixe a mistura em infusão por alguns minutos, coe e beba o chá.

13. Chá de tília

A tília é uma planta com propriedades interessantes para ajudar pessoas com distúrbios do sono. A flor da planta é muito usada para tratamento de depressão leve devido aos seus efeitos relaxantes e calmantes que induzem um efeito sedativo leve. Assim como a erva-de-São-João, a tília pode te ajudar a ter um sono mais profundo e com qualidade.

Como fazer

Para preparar o chá de tília, use 1 colher da erva picada em meio litro de água quente. Quando a água entrar em ponto de fervura, desligue o fogo e deixe a bebida em infusão por 10 a 15 minutos. Depois disso, basta coar e tomar o chá.

Dicas e cuidados

A maioria das pesquisas citadas neste artigo usam essas ervas na forma de extrato ou suplemento e não o chá propriamente dito. O chá é uma forma mais diluída da erva que pode demorar mais para surtir o efeito desejado. Assim, uma boa dica é preparar um chá mais concentrado se sua insônia não for resolvida com um chá mais fraco.

Apesar de serem naturais, muitas ervas podem interagir com medicamentos e suplementos dietéticos. Dessa forma, se estiver usando algum deles, informe seu médico sobre possíveis interações para evitar complicações de saúde. Além disso, não use nenhum tipo de erva se estiver grávida ou amamentando sem antes consultar um profissional da saúde.

Evite tomar esses chás durante o dia para não ficar sonolento, o que pode atrapalhar suas atividades diárias. Prefira tomar o chá para dormir bem e rápido após um banho relaxante antes de dormir.

Qualquer tipo de chá tem um efeito calmante apenas pelo fato de tomar uma bebida quente perto da hora de dormir. Porém, não tome chás que contêm cafeína nessa hora do dia e evite inclusive durante o dia se o seu problema para dormir foi muito sério.

Por fim, lembre-se de que os efeitos dos chás podem variar de indivíduo para indivíduo. Assim, não desista na primeira tentativa que der errado. Tente tomar outros tipos de chá que podem funcionar melhor para o seu organismo e melhorar a qualidade do seu sono.

Referências adicionais:

O que você acha do uso de um chá para dormir bem e rápido? Tem sentido dificuldades para dormir frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Chá para Dormir Bem e Rápido – 13 Melhores, Como Fazer e Dicas - Posts relacionados