Pode ser do seu interesse

Estética

Canela no Cabelo Faz Mal ou Bem?

Quem nunca comeu ou, pelo menos, não viu um bolinho de maçã ou banana incrementado com canela? A especiaria também pode ser utilizada no preparo de chás, sucos, mousses, canjicas, biscoitos, muffins, barrinhas de cereais ou como acompanhamento de frutas.

A canela já foi associada a benefícios como o auxílio à saúde do coração, à proteção do cérebro e à saúde da pele, ação antioxidante e efeito anti-inflamatório e antimicrobiano.

Mas será que, além de trazer esses benefícios, também podemos afirmar que a canela faz bem para os cabelos? Ou será que canela no cabelo faz mal?

A canela faz o cabelo crescer?

De acordo com o mestre em nutrição e dietética Joe Lewis, a canela pode melhorar a circulação do couro cabeludo.

Além disso, segundo a especialista Victoria Epperly, é possível aplicar uma pasta preparada à base de canela no couro cabeludo para aliviar a perda de cabelo e aumentar o crescimento capilar.

A dermatologista e professora assistente de dermatologia, Francesca Fusco, afirmou que ao lado de produtos naturais como a urtiga, o óleo de amêndoa e a caiena, a canela já foi promovida como capaz de estimular os folículos.

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), é dentro do folículo capilar que fica localizada a raiz dos fios dos cabelos. A ABCRC também explicou que os folículos pilosos são capazes de produzir e fazer crescer os fios de cabelos.

A dermatologista Francesca alertou que não existem pesquisas revisadas por especialistas que comprovem que a canela faz o cabelo crescer. No entanto, ela afirma que tem pacientes que relataram melhoras ao utilizar a especiaria neste sentido.

“Ela (a canela) provavelmente ajudaria a estimular o fluxo de sangue aos folículos capilares, o que é sempre uma coisa boa. A circulação apropriada é crítica para o crescimento capilar saudável”, explicou a dermatologista.

Cuidado com a alergia

Porém, passar canela no cabelo faz mal caso a pessoa tenha alergia ao produto. Para quem tem essa alergia, a aplicação no couro cabeludo pode provocar uma reação e causar irritação na região, alertou a dermatologista e professora assistente de dermatologia Francesca Fusco.

Para saber se você tem alergia ou não à canela ou ao óleo de canela, a recomendação da dermatologista é passar um pouco do produto em uma área do corpo para testar se ocorre uma reação, antes de aplicá-lo em todo o couro cabeludo.

Se ao passar a especiaria nos cabelos ou no couro ou misturar a canela no shampoo para lavar os fios, você sofrer com alguma reação alérgica, outra reação adversa ou perceber que os cabelos foram danificados, procure rapidamente o auxílio médico, preferencialmente de dermatologista.

A canela clareia o cabelo?

A canela pode clarear naturalmente os cabelos, porém, quem tem fios mais escuros precisa ter mais paciência e repetir o procedimento diversas vezes para obter os resultados desejados.

Lucy Aitken Read contou que testou uma mistura de canela, mel, água fervente e chá de camomila em seus cabelos para clareá-los. O resultado? Seus fios ficaram no mínimo um tom, possivelmente dois, mais claros, como você pode conferir na imagem a seguir:

O site Teen Vogue também recomendou a receita de uma máscara à base de canela e mel para clarear os cabelos. Segundo a publicação, os vestígios de peróxido de hidrogênio presentes no mel são ativados pela canela e quando a mistura permanece no cabelo por um período suficiente, o cabelo clareia até dois tons.

Para quem não se lembra ou não sabe, a água oxigenada, produto utilizado por algumas pessoas no clareamento dos cabelos, é o nome comercial do peróxido de hidrogênio.

Como aplicar canela para o cabelo crescer

O mestre em nutrição e dieta Joe Lewis também ensinou uma receita com a canela que promete ajudar em relação ao crescimento dos fios.

Segundo ele, para preparar essa receita, são necessários os seguintes itens:

  • azeite de oliva;
  • canela;
  • mel;
  • colher;
  • pincel aplicador;
  • frigideira pequena;
  • copo de medidas;
  • tigela;
  • shampoo;
  • condicionador;
  • pente.

De acordo com Lewis, o modo de preparo funciona da seguinte maneira:

  1. Colocar ½ xícara de azeite de oliva na frigideira pequena e levar ao fogo. Aquecer o azeite até chegar a uma temperatura morna e retirar do fogo;
  2. Passar o azeite para uma tigela e acrescentar uma colher de sopa de canela e uma colher de chá de mel. Mexer bem a misturinha com o auxílio de uma colher;
  3. Passar uma quantidade generosa mistura no couro cabeludo com o pincel aplicador para cabelo: para isso, repartir os cabelos com o auxílio do pente, expondo o couro cabeludo. Aplicar no entorno do couro cabeludo, de trás para frente;
  4. Deixar a pasta nos cabelos durante no mínimo 15 minutos. Lavar normalmente os fios com shampoo e condicionador. A recomendação do mestre em nutrição em dietética é fazer o tratamento uma vez por semana para promover o crescimento capilar e combater a queda dos fios.

Como aplicar canela para clarear os fios

Agora, vamos conhecer a receita da máscara indicada pelo site Teen Vogue para clarear os cabelos:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de canela;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • Um pouquinho de condicionador (opcional).

Modo de preparo e de aplicação:

  1. Em uma tigela, misturar o mel, a canela e o azeite de oliva com o condicionador (este último, caso a mistura esteja muito grossa);
  2. Deixar a mistura descansar ao longo de 30 minutos para permitir que a canela e o mel se misturem e que o peróxido de hidrogênio seja ativado;
  3. Aplicar a mistura nos cabelos, prendê-los em um coque e cobrir com uma touca de banho. Deixar a máscara agir durante no mínimo cinco horas. Segundo a Teen Vogue, é melhor ainda se a misturinha ficar trabalhando nos cabelos durante a noite toda. Só é necessário colocar uma toalha para proteger o travesseiro e impedir que ele seja manchado, orientou a publicação;
  4. Finalmente, lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionador para retirar a máscara dos fios.

Cuidados com a canela

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto.

Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas de circulação, nos fígados ou rins deve consultar o médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, inclusive, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Entretanto, recomenda-se que cada pessoa consulte o médico ou nutricionista para saber qual é a melhor porção de canela indicada para ela, visto que essas quantidades podem variar bastante.

A ingestão em excesso da canela diariamente – além dos 6 g recomendados – pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

O mestre em nutrição e dieta Joe Lewis alerta que é necessário sempre conversar com o médico, nesse caso um dermatologista, antes de utilizar qualquer tipo de tratamento alternativo, a fim de entender se a canela no cabelo faz mal ou não.

Essa é a maneira mais segura de certificar-se se aplicar canela no cabelo faz mal e garantir que a especiaria realmente pode ajudar em relação ao crescimento dos cabelos para o seu caso em particular. Até porque problemas relacionados à queda e à dificuldade de crescimento capilar podem ter diferentes origens e, portanto, precisarem ser tratados de diferentes maneiras.

Você já tinha ouvido falar que canela no cabelo faz mal ou bem? Conhece alguém que tenha feito essa aplicação e tido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Canela no Cabelo Faz Mal ou Bem? - Posts relacionados