Pode ser do seu interesse

Bem Estar|Dicas Fitness|Perda de peso

Bloqueador de Gordura Funciona? Tipos e Análise

Bloqueador de gorduras - Quero ser fitness

O desenvolvimento de suplementos que possam contribuir para a redução de peso e de medidas está crescendo cada vez mais, virando um grande negócio dentro do mercado de produtos para emagrecimento. Existem diversos tipos de suplementos que podem promover efeitos no controle da fome, no aumento da saciedade e também no controle da ingestão de calorias, como é o caso dos suplementos da categoria de bloqueadores de gordura.

Vamos entender se o bloqueador de gordura funciona, conhecer os tipos deste produto no mercado e como cada um funciona.

O que é o bloqueador de gordura?

Suplementos e bloqueadores de gordura são comercializados há muitos anos, auxiliando nos processo de emagrecimento e também de definição muscular. Os bloqueadores de gordura são produtos feitos com substâncias que dificultam a absorção da gordura no trato digestivo. Quando realizamos uma refeição, esta contém diversos nutrientes, incluindo a gordura. Com o uso de um bloqueador de gordura, parte deste nutriente não será absorvida, sendo eliminada do organismo depois.

É importante ressaltar que os bloqueadores de gordura não promovem a queima da gordura armazenada no tecido adiposo, eles apenas ajudam na redução da quantidade de calorias ingeridas nas refeições e, em conjunto com uma alimentação balanceada, podem contribuir de forma bastante eficiente para a redução de peso. Em geral, os bloqueadores de gordura são compostos por fibras dietéticas que têm a capacidade de se unir às gorduras antes do processo de absorção no organismo.

Além disso, as fibras ajudam no aumento da saciedade e no controle da fome, promovendo a redução da ingestão de calorias e contribuindo ainda mais para a redução de peso. Normalmente, estes bloqueadores de gordura são feitos de fibras de origem vegetal e são divididos em fibras solúveis e fibras insolúveis, sendo facilmente encontrados em forma de suplementos nas lojas especializadas.

As fibras solúveis são capazes de se associarem à água e, desta forma, elas formam um gel no estômago, promovendo, assim, uma redução do tempo de esvaziamento gástrico e aumentando a saciedade. Em função disto, também ocorre uma redução do tempo de absorção da glicose e das gorduras no organismo, que serão eliminadas após a digestão. Este efeito também ajuda no controle da fome, pois promove também o controle da liberação do hormônio insulina na corrente sanguínea.

As fibras insolúveis não se associam à água e passam intactas pelo trato gastrointestinal. Em função disto, elas auxiliam no aumento do bolo fecal e reduzem o tempo em que os alimentos permanecem no intestino grosso, facilitando a eliminação de forma mais eficiente e rápida. Estas fibras também contribuem para o aumento da saciedade e também para a redução da quantidade de calorias ingeridas, ajudando, assim, no processo de emagrecimento.

O bloqueador de gordura funciona realmente?

Muitas pessoas questionam se o bloqueador de gordura funciona de fato e estudos mostram que este tipo de produto pode sim contribuir para a redução de peso. Apesar de serem de grande auxílio no bloqueio das gorduras, poucos são os suplementos que estão aprovados para comercialização, havendo apenas uma pequena quantidade de produtos realmente com suporte científico.

Vale ressaltar que esses medicamentos/suplementos não impedem a absorção completa das gorduras. Por isso, não adianta tomar um produto destes e aumentar o consumo de gorduras nas refeições.

O uso deste tipo de suplemento deve ser feito com moderação e também com a orientação de um profissional da saúde, pois quando consumidos em excesso, estes podem causar alguns sintomas como cólicas abdominais, flatulência, gases ou até mesmo prisão de ventre. A quantidade de fibras ingeridas em conjunto com a alimentação e com o uso destes suplementos deve ser cautelosamente verificada para evitar o consumo em excesso.

Outra questão importante é que os bloqueadores de gordura são suplementos diferentes dos queimadores de gordura. Este último grupo é composto por substâncias que atuam de forma a aumentar a queima calórica, estimulando o metabolismo e ajudando na oxidação das gorduras, atuando de forma bem diferente do primeiro grupo.

Veja, a seguir, os principais produtos disponíveis no mercado e saiba se cada tipo de bloqueador de gordura funciona:

– Quitosana

A quitosana é um dos mais conhecidos bloqueadores de gordura do mercado. Ela é uma fibra insolúvel formada por aminopolissacarídeos derivada da quitina, que é um polímero obtido do exoesqueleto de crustáceos, entre eles o camarão, a lagosta e o caranguejo.

A quitosana tem a capacidade de atrair as gorduras ingeridas e também o colesterol, criando uma cápsula ao redor deles antes de serem absorvidos pelo organismo e sendo eliminados, posteriormente, pelas fezes.

Esta substância não contém calorias e pode absorver de 6 a 10 vezes o seu peso em gorduras, sendo extremamente eficiente. Estudos mostram que a quitosana pode auxiliar no emagrecimento e na redução no colesterol ruim (LDL), aumentando também o colesterol bom (HDL). É importante lembrar que pessoas com qualquer tipo de alergia a mariscos não devem usar este tipo de suplemento.

– Psyllium Husk

A substância chamada de Psyllium é obtida a partir da semente de uma planta conhecida como Plantago Ovata. Ela possui a capacidade de absorver água, promovendo, assim, uma expansão e produção de mucilagem, que é uma substância produzida por todos os vegetais. No Brasil, o Psyllium pode ser chamado também de Psílio ou Psilium. Esta substância também possui propriedades laxantes, auxiliando no tratamento da prisão de ventre e na eliminação de toxinas acumuladas no organismo.

– Caseolamina

A caseolamina é uma substância extraída de um fruto chamado de Cassia nomame. Esta substância possui propriedades antioxidantes e tem a capacidade de inibir uma enzima, a lipase, que é responsável pela quebra das moléculas de gordura. Desta forma, a gordura não poderá ser absorvida e deverá ser eliminada nas fezes. Estudos mostram que esta substância também pode atuar na redução dos níveis de colesterol sérico e também nas taxas de glicemia, assim como na pressão sanguínea.

– Orlistat

Este bloqueador de gordura funciona como um grande auxiliar na redução de peso corporal, principalmente para pessoas com obesidade. Ele pode ser usado em conjunto com outros medicamentos e suplementos, atuando de forma a impedir a digestão e absorção da gordura no organismo, e provocando sua eliminação nas fezes.

O Orlistat não impede a absorção de toda a gordura, normalmente conseguindo atuar em 25% a 30% da gordura que é ingerida. Por este motivo, este bloqueador de gordura deve ser usado em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada para que tenha efeitos mais expressivos.

– Xenical

Este é outro medicamento com a capacidade de bloquear a gordura. Assim como o Orlistat, o Xenical atua no sistema digestivo, inibindo a ação da enzima lipase e, desta forma, as gorduras não sofrem quebra e passam a não ser absorvidas pelo organismo.

Quando estas gorduras não são totalmente absorvidas, elas são, posteriormente, eliminadas nas fezes. O Xenical consegue reduzir em até 30% a absorção das gorduras.

Conclusão

O bloqueador de gordura funciona ajudando na redução da absorção da gordura no trato digestivo e, em conjunto com uma alimentação balanceada, pode contribuir de forma bastante eficiente para a redução de peso.

Em geral, os bloqueadores de gordura são compostos por fibras dietéticas que têm a capacidade de se unir às gorduras antes do processo de absorção no organismo, promovendo também o aumento da saciedade e o controle da fome.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *