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Perda de peso

Água com Vinagre Emagrece?

Vinagre com água emagrece? - Quero ser Fitness

O vinagre de maçã existe e é utilizado há muito tempo para processos de desintoxicação, tratamento de pneumonia e perda de peso. E quando o assunto é emagrecer, tudo que é preciso é misturá-lo com a água. Então quer dizer que água com vinagre emagrece, fácil assim?

Vamos com calma. O vinagre oferece alguns benefícios potenciais para a saúde e emagrecimento, mas não é uma mágica. Reduzir sua ingestão de calorias, praticar atividade física e associar essa rotina saudável ao consumo do vinagre pode ser uma combinação eficaz e trazer resultados consistentes.

Vinagre – O que é?

O vinagre tem sido usado ao logo dos anos como conservante ou como ácido para cozinhar. Assim como o queijo, iogurte e vinho, o vinagre também é feito com a ajuda de micro-organismos que fermentam os açúcares e os convertem em ácido acético.

Ele é um líquido que consiste com cerca de 5 a 20% de ácido acético, água, oligoelementos e, aromatizantes. Alguns exemplos são o vinagre de vinho de arroz, o vinagre de maçã, o vinagre branco destilado e o vinagre balsâmico. Dependendo do tipo, eles contêm níveis ligeiramente diferentes de acidez.

O vinagre contém outros minerais, vitaminas e aminoácidos. Outros produtos bioativos do vinagre são o ácido gálico, catequina, epicatequina e ácido cafeico. Ele oferece alguns benefícios potenciais para o controle do açúcar no sangue e a supressão do apetite, contribuindo com o emagrecimento.

Tipos mais comuns de vinagre e recomendação de consumo

Atualmente, a variedade de vinagres comercializados é muito grande. Diante de tantos tipos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, qual será o melhor? Relacionamos os tipos mais populares e você pode conferir que o primeiro é o vinagre de maçã, que é o mais apropriado para beber com água para ajudar no emagrecimento. Confira algumas opções e a recomendação para o consumo.

  1. Vinagre de maçã: O vinagre de maçã tem uma enorme quantidade de benefícios para a saúde e é o mais recomendado para ajudar na perda de peso, reduzir a azia e limpar a pele. Também é ótimo para cozinhar, pois fornece uma acidez sutil a qualquer molho ou marinada.
  2. Vinagre branco destilado: É provavelmente o tipo mais comum e consumido. Este é o vinagre mais simples e disponível e é um ingrediente comum em picles, salmouras, ketchup e molhos de salada.
  3. Vinagre de vinho branco: É mais saboroso do que o vinagre de champagne e um pouco menos picante do que o vinagre de vinho tinto. É ótimo para vinagretes mais leves e para saladas quando você não quer mudar a cor do próprio produto.
  4. Vinagre de arroz: O vinagre de arroz é feito de vinho de arroz fermentado. Tem um sabor mais doce e menos ácido. Pode ser usado em várias preparações, é especialmente ótimo para molhos e marinadas grelhadas.
  5. Vinagre de champanhe: O vinagre de champanhe é feito a partir de champagne. Ele é mais leve e não é comumente usado na culinária, mas é ótimo para condimentos e temperos, especialmente quando você não quer dominar o sabor do produto no prato.
  6. Vinagre de vinho tinto: Feito de vinho tinto fermentado, este é um dos vinagres mais populares. É ótimo para vinagretes e saladas à base de vinagre e marinadas de carne.
  7. Vinagre balsâmico: Tradicionalmente produzido na Itália, o vinagre balsâmico é o único vinagre que não é feito de álcool fermentado. No entanto, este é um vinagre em que a qualidade é realmente importante, pois seu sabor doce e melado é quase impossível de reproduzir de qualquer outra forma. Seu uso é mais apropriado para pratos salgados, sobremesas ou apenas misturado com bom azeite para um molho de salada.

Benefícios para o emagrecimento – Água com vinagre emagrece?

O vinagre de maçã é feito em um processo de fermentação dividido em duas etapas. Primeiro, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool. Em segundo lugar, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre e é um ácido graxo de cadeia curta que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo, além de ter baixo valor calórico – uma colher de sopa (15 ml) contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

A água com vinagre emagrece devido à capacidade do vinagre de acelerar o corpo para decompor e extrair nutrientes de gorduras e proteínas de forma eficiente e rápida do sistema digestivo, o que significa um metabolismo mais rápido e mais vitalidade.

O vinagre de maçã contém a pectina da fibra. Há evidências que sugerem que fibras como a pectina podem aumentar a sensação de saciedade de uma pessoa depois de comê-la, o que reduz seu desejo de comer demais ou comer compulsivamente.

Algumas pesquisas realizadas com o vinagre de maçã em animais sugerem que o ácido acético pode levar à perda de peso de várias maneiras, como você verá a seguir:

  1. Melhora o metabolismo: O ácido acético mostrou um aumento na enzima AMPK, que aumenta a queima de gordura e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado.
  2. Reduz o armazenamento de gordura: O ácido acético evitou a obesidade e aumentou a expressão de genes que reduzem o armazenamento de gordura da barriga e a gordura do fígado.
  3. Queima de gordura: Aumento significativo nos genes responsáveis ​​pela queima de gordura, o que levou a um menor acúmulo de gordura corporal. Outro estudo, esse realizado com humanos indica que o vinagre tem alguns efeitos bastante impressionantes no peso e na gordura corporal. De acordo com este estudo, adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã à sua dieta pode ajudar a perder peso e pode reduzir seu percentual de gordura corporal, fazer você perder gordura da barriga e diminuir seus triglicerídeos no sangue.
  4. Suprime o apetite: Um pequeno estudo publicado em 2005 no European Journal of Clinical Nutrition descobriu que, quando o vinagre foi incluído no pão branco como refeição, os participantes relataram sentir menos fome logo após a ingestão.

O ácido acético presente no vinagre retarda a rapidez com que o alimento é digerido pelo estômago e consequentemente faz você se sentir satisfeito por mais tempo. Níveis mais altos de saciedade relacionam-se com doses maiores de vinagre e, portanto, uma maior concentração do ácido acético. O sabor adstringente do vinagre pode estimular o cérebro e passar a mensagem de que foi alimentado.

O ácido acético no vinagre também pode impedir a digestão de carboidratos rapidamente, fazendo com que você se sinta mais completo e saciado por muito mais tempo.

Embora possamos ver que água com vinagre emagrece, essa receita não vai funcionar sozinha. É preciso combinar sua ingestão com um plano de refeições de baixa caloria que se concentra em proteínas magras, grãos integrais, legumes, frutas e laticínios com baixo teor de gordura, além de reduzir o consumo de doces açucarados, refrigerantes e lanches processados ​​e adicionar na sua rotina a prática de atividades físicas.

Como adicionar o vinagre à sua dieta para emagrecer?

Beber água com vinagre emagrece e inserir isso na sua dieta pode ser muito simples. Prepare uma mistura feita com 1 ou 2 colheres de sopa (15-30 ml) e água. Você deve tomar por três vezes ao longo do dia, de preferência antes das refeições.

Vale ressaltar que a quantidade de água utilizada deverá ser muito superior à quantidade de vinagre.

Tomar mais do que isso não é recomendado devido a efeitos potencialmente prejudiciais em dosagens mais altas. É interessante começar com 1 colher de chá (5 ml)  e ir aumentando a dose, mas não ultrapasse 1 colher de sopa (15 ml) por vez, porque tomar muito pode causar náuseas.

Precauções

O vinagre pode ter alguns efeitos desagradáveis ​​quando usado diariamente para perda de peso, mas isso pode acontecer se a ingestão for feita em excesso. Apenas 3 colheres de sopa por dia não devem causar esses efeitos, e esse valor adiciona apenas cerca de 10 calorias ao seu plano de refeições. Confira os efeitos colaterais.

  • Pode induzir náusea;
  • Muito vinagre pode irritar seu esôfago e estômago devido à sua natureza ácida;
  • O ácido pode liberar cálcio dos ossos e danificar o esmalte dos dentes.

O que dizem os especialistas?

Nem todos os especialistas estão convencidos, pois ainda há poucas evidências para provar que o vinagre de maçã realmente ajuda a queimar gordura e aumentar a perda de peso.

Em uma revisão de 2014, os pesquisadores descobriram que, embora existam algumas evidências de que os vinagres podem ajudar com hiperglicemia e obesidade, não há evidências de que isso afete positivamente o metabolismo. No entanto, um estudo de 2016 feito em ratos mostrou uma melhora na saciedade, colesterol e açúcar no sangue depois de tomar o vinagre de maçã. Este estudo preliminar indicou que “distúrbios metabólicos causados por uma dieta rica em gordura são frustrados por tomar vinagre de maçã”.

É provável que tomar uma quantidade moderada de água com vinagre emagrece e pode proporcionar uma série de outros benefícios para a saúde.

Ainda que haja mais necessidade de pesquisas científicas para comprovar as evidências, é muito comum encontrar depoimentos positivos sobre os efeitos da dieta de vinagre de maçã.

Referência: NCBI

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

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