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Água com Limão em Jejum Emagrece Mesmo?

Água com limão emagrece?

Existem muitos adeptos da ingestão de água com limão para emagrecer. Algumas pessoas relatam que se isso for feito em jejum, os resultados são ainda melhores. Por outro lado, há aqueles que não acreditam nessa artimanha para emagrecer e rebatem os benefícios alegados por quem usa a bebida para a perda de peso.

Vamos discutir se a água com limão em jejum emagrece mesmo e mostrar os dois lados da moeda para que você chegue em uma conclusão sobre os prós e contras dessa prática.

Água com limão para emagrecer

É importante começar essa discussão com a ideia de que nenhum alimento ou bebida isolado é capaz de fazer milagres. Ou seja, de nada adianta ingerir algo que ajuda na perda de peso sem fazer outras mudanças na dieta e nos hábitos diários. Então, não pense que beber água com limão em jejum emagrece se você tiver uma dieta desequilibrada aliada à ausência de exercícios físicos no restante do dia.

Dito isso, especialistas afirmam que beber água com limão em jejum pode aumentar de forma significativa a perda de peso quando aliada a uma dieta hipocalórica (com menos calorias do que o seu corpo necessita) e à prática regular de exercícios.

– Água

Já é de conhecimento geral que beber grandes quantidades de água pode ser útil para pessoas que buscam a perda de peso. Um estudo publicado em 2011 pela revista científica Obesity mostrou que pessoas que bebem cerca de 2 xícaras de água antes de cada refeição perdiam mais peso do que pessoas com uma dieta semelhante sem a ingestão de água antes das refeições. Isso ocorre porque a água ajuda a preencher o estômago e dá a sensação de saciedade mais rapidamente, o que fará com que você coma menos.

– Limão

O limão é uma fruta pouco calórica que fornece diversos nutrientes como vitamina A, folato, vitamina E, vitamina C e colina e minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

– Água com limão

Ao adicionar limão à água, você adicionar também polifenóis, que são substâncias presentes no fruto que, de acordo com um estudo publicado em 2008 pela revista científica Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, ajudam a limitar o aumento da gordura corporal. Porém, esse estudo foi realizado com animais e são necessários outros estudos clínicos para atestar essa condição.

A presença de potássio no limão representa cerca de 49 miligramas em um suco de um limão, o que é cerca de 1% do que o seu corpo necessita do mineral por dia. Mesmo essa pequena quantidade é capaz de auxiliar no metabolismo e no processo digestivo. Além disso, o suco de um limão é capaz de fornecer quase um quarto das necessidades diárias de vitamina C, que também pode ajudar na perda de peso.

Uma pesquisa cujos resultados foram publicados na revista científica Nutrition and Metabolism em 2006 mostrou que pessoas que apresentam menos vitamina C em seus tecidos não queimam gordura com tanta eficiência durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, ao ingerir água com limão e fazer uma atividade física, a queima de gordura é potencializada durante a atividade.

A água com limão, desde que não seja adoçada, apresenta baixo teor calórico. Isso ajuda a minimizar a ingestão calórica diária. Dessa forma, a bebida pode ser uma boa alternativa a outras bebidas também ao longo do dia.

Como tomar

Ingerir água com limão em jejum parece funcionar melhor para a perda de peso. Mas por quê?

Os praticantes dessa técnica costumam beber 1 xícara de água com meio limão espremido com o estômago vazio logo no início da manhã. Profissionais da saúde sugerem que, ao tomar a água com limão com o estômago vazio, os benefícios são mais efetivos.

O efeito detox do limão, por exemplo, parece funcionar melhor pela manhã já que é o horário em que o estômago e intestino estão mais “limpos”, sendo capaz de eliminar mais toxinas. Ou seja, manter o jejum é importante porque facilita as reações metabólicas de digestão e ajuda na eliminação de restos metabólicos produzidos no dia anterior e durante a noite, limpando melhor o organismo.

Outros afirmam que beber 1 xícara de água com limão com uma pitada de sal durante um treino pode ajudar a repor os minerais perdidos durante o exercício e ajudar na queima de gordura.

Outros ainda indicam tomar água com limão cerca de 30 minutos antes de cada refeição como almoço e jantar.

Água morna ou gelada?

Ambos os jeitos de tomar a água com limão são benéficos. Porém, ao tomar o limão com água morna, a eliminação de resíduos ou gorduras grudados na parede intestinal é mais efetiva.

Se optar pela água gelada, além de ser mais refrescante em dias de calor, a queima de gordura pode ser beneficiada devido ao efeito termogênico natural causado pela ingestão de algo gelado, que faz com que o corpo queime mais gordura e calorias devido à temperatura diferente da temperatura normal do nosso organismo.

Como ambos são benéficos para fins diferentes, você pode alternar: tomar água com limão morna 3 vezes por semana e água gelada com limão nos outros 4 dias.

Água com limão em jejum emagrece mesmo?

A água com limão traz diversos benefícios que ajudam no emagrecimento. A seguir, listamos benefícios para a saúde e também para a perda de peso que as propriedades do limão nos oferece.

  1. Aumento da imunidade: Os antioxidantes contidos no limão ajudam na eliminação de radicais livres e também a impulsionar o sistema imunológico contra resfriados e outras doenças.
  2. Auxílio no processo digestivo: O limão contém ácido cítrico e pectina em sua composição, que ajudam na digestão. A pectina também auxilia na redução da velocidade com que a comida deixa o estômago, fazendo você se sentir saciado por mais tempo. Além disso, o limão é capaz de tornar a salivação e a digestão como um todo mais efetiva, já que ele consegue fazer uma espécie de pré-digestão, devido à sua acidez natural, de alimentos como carboidratos complexos, proteínas e gorduras.
  3. Agente contra a obesidade: A limonina presente nos limões é uma substância que ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue e a aumentar a queima de gordura, além de contribuir para a remoção de gases.
  4. Eliminação de toxinas: Por conter antioxidantes, o limão consegue eliminar radicais livres e liberar toxinas presentes no intestino e em outros órgãos. Além disso, o limão é diurético, tornando essa remoção de substâncias nocivas mais rápida.
  5. Retardo do envelhecimento: O limão é rico em antioxidantes como a vitamina C, que ajuda a reduzir o risco de danos causados por radicais livres, que podem acelerar alguns processos relacionados com o envelhecimento e causar algumas doenças. Além disso, o limão também ajuda na produção de colágeno, suavizando marcas relacionadas à idade.
  6. Saúde óssea: A presença de vitamina C é responsável por ajudar a manter os ossos saudáveis, prevenindo danos ósseos causados por infecções microbianas, por exemplo.
  7. Suporte a funções do fígado e do rim: A pectina, fibra presente no limão, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no fígado além de impedir a formação de pedras nos rins. Os polifenóis também ajudam a melhorar o metabolismo e a atividade de enzimas hepáticas importantes para o bom funcionamento do órgão.
  8. Melhoria do humor: Há quem diga que o suco de limão em jejum é capaz de melhorar o humor devido ao sabor cítrico e cheiro refrescante e agradável, que ajudam a melhorar o humor e relaxar o corpo e também a mente.

Efeitos colaterais

O consumo de muita água com limão pode causar alguns desconfortos como náusea, azia, erosão do esmalte dos dentes, refluxo ácido e urina em excesso. Para evitar esses efeitos adversos, dilua bem o limão em água antes de tomar.

Mas por que alguns são a favor e outros contra essa prática?

Não existem provas científicas de que a água com limão em jejum faz mal. Dessa forma, é mais uma questão de opinião do que de evidências.

A maioria das pessoas que não aprova o uso da água com limão para emagrecer tem como principalmente argumento os efeitos colaterais causados pelo uso em excesso devido à própria acidez do limão e devido ao fato de não acreditarem em um alimento ou bebida milagrosa para emagrecer.

Já as pessoas que acreditam que água com limão em jejum emagrece têm sempre em mente os benefícios da fruta para a saúde e processos de emagrecimento.

O que realmente funciona

O que realmente funciona é o bom senso. Os benefícios do limão já são comprovados, mas ele sozinho não irá fazer você perder peso. Você pode tomar a água com limão em jejum como preferir desde que adote outras medidas para perder o peso, usando o a bebida como um auxílio e para potencializar a sua perda de peso, mas não como única arma para emagrecer.

– Exercícios físicos

A prática de exercícios é indispensável se você quer perder peso. É recomendado por órgãos de saúde que adultos façam exercícios de força pelo menos duas vezes por semana e cerca de 150 minutos de algum tipo de atividade aeróbica por semana. Os exercícios físicos ajudam a queimar calorias e a aumentar o déficit calórico, o que te ajuda a perder peso mais rapidamente. Além disso, ao praticar exercícios, é mais provável que você queime gordura, o que resultará em uma perda de peso saudável.

– Alimentação adequada

Também é importante tomar cuidado com a alimentação. Além de planejar sua dieta diária com base em um déficit calórico, é importante ingerir alimentos saudáveis e nutritivos para emagrecer com saúde.

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

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