Pode ser do seu interesse

Sem categoria

5 Receitas de Suco para Aumentar o Colesterol Bom

O colesterol bom, também conhecido pelo nome de HDL, recebe este nome porque ele ajuda a remover outras formas de colesterol da corrente sanguínea. Ele recolhe o excesso de colesterol no sangue e transporta-o para o fígado, onde a substância é decomposta e eliminada do organismo.

Isso é importante porque níveis elevados de LDL, o famoso colesterol ruim, podem se acumular dentro das paredes dos vasos sanguíneos e estreitar as passagens. Em alguns casos, pode ocorrer a formação de um coágulo, que fica preso nesse espaço estreito, resultando em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Ou seja, não é à toa que você provavelmente já deve ter ouvido falar que níveis maiores de LDL estão associados a um maior risco de desenvolvimento de doença cardíaca.

Embora o HDL não remova todo o LDL – apenas 1/3 a ¼ do colesterol sanguíneo é carregado pelo colesterol bom -, essa atuação já demonstra como é necessário ter níveis adequados de HDL no organismo.

Até porque um nível saudável de colesterol bom pode proteger contra o ataque cardíaco e o AVC e baixos níveis do HDL aumentam os riscos de doença no coração.

Medidas para aumentar o colesterol bom

Quando uma pessoa é diagnosticada com o colesterol ruim elevado e o colesterol bom baixo, o médico provavelmente irá focar o tratamento em diminuir o LDL primeiro, o que costuma envolver o uso de medicamentos para colesterol alto.

Segundo a organização, o tratamento para aumentar o colesterol bom também deve envolver mudanças no estilo de vida como a prática de atividades físicas, passar a ter uma alimentação mais saudável (evitando as gorduras trans e limitando as gorduras saturadas) e abandonar o hábito de fumar.

5 receitas de suco para aumentar o colesterol bom

No meio disso tudo, incluir nas refeições receitas de suco para aumentar o colesterol bom também pode ajudar. Entretanto, precisamos destacar que essas bebidas não funcionam como soluções mágicas para o problema e nunca devem substituir um tratamento médico para o colesterol.

São apenas receitas que podem ser testadas para auxiliar. No entanto, se você já foi diagnosticado com o colesterol ruim alto e o colesterol bom baixo, é fundamental que siga todo o tratamento que já foi indicado pelo médico e cheque com ele para ver se o suco que você deseja tomar realmente pode beneficiar o seu quadro.

Trocar o tratamento médico apenas pelo consumo de um suco para aumentar o colesterol bom pode prejudicar a sua saúde.

Com os alertas devidamente feitos, vamos conhecer algumas receitas?

1. Suco de uva tinta

Segundo a nutricionista Kendra Gutschow, um estudo publicado em 2010 no The Open Biochemistry Journal indicou que adultos do sexo masculino que tomaram aproximadamente 150 ml de suco de uva tinta duas vezes por dia registram níveis expressivamente maiores de HDL ao término de um mês.

“Um estudo no American Journal of Clinical Nutrition publicado em 2006 apontou que pacientes que consumiram o suco concentrado de uva tinta melhoraram o seu perfil geral de lipídeos, incluindo um aumento no HDL, em comparação àqueles que não tomaram o suco de uva”, completou Gutschow.

Ingredientes:

  • 200g de uva tinta;
  • 300ml de água.

Modo de preparo:

Colocar as uvas dentro de uma panela, acrescentar uma xícara de água e levar ao fogo para ferver ao longo de 15 minutos; Coar o suco obtido e bater no liquidificador junto com água gelada. Servir-se imediatamente.

2. Suco de cranberry

O cardiologista aposentado Richard Fogoros afirmou que o suco de cranberry já demonstrou ser um bom suco para aumentar o colesterol bom.

De acordo com a farmacêutica, com doutorado em farmácia, Jennifer Moll, estudos que analisaram os efeitos do suco de cranberry em seres humanos sugeriram que, aparentemente, a ingestão da bebida pode aumentar as taxas do HDL em 7%, em média.

“Para conseguir esses benefícios para a saúde, os participantes desses estudos consumiram de 500 ml a 600 ml do suco de cranberry diariamente por até três meses”, completou a farmacêutica.

Ingredientes:

  • 200 g de polpa 100% natural de cranberry;
  • Água.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

Opção de receita com cranberries frescas ou congeladas:

Ingredientes:

  • Cranberries frescas ou congeladas;
  • Água.

Modo de preparo:

Lavar e escorrer as cranberries; Colocá-las em uma panela com água e levar à fervura no fogão. Reduzir o fogo e deixar cozinhar até a ruptura das frutinhas; Coar o suco com o auxílio de um coador fino revestido com um pano. Reaquecer o suco até que ele esteja quase fervendo (quase mesmo, não esperar até que ferva). Passar para um recipiente, esperar esfriar, levar para gelar e servir-se imediatamente.

3. Suco de laranja

Segundo o Jornal UNESP, da Universidade Estadual Paulista, o consumo de 500 ml de suco de laranja diariamente pode aumentar os níveis do colesterol bom.

Um estudo realizado por uma equipe coordenada por Thais César analisou o consumo de 500 ml de suco de laranja por dia entre 18 homens e 23 mulheres, com idades entre 30 a 60 anos, informou o jornal.

Conforme a publicação, após três meses, os pesquisadores identificaram um aumento de 17% no colesterol bom dos participantes homens e de 6% nas participantes mulheres.

Para a coordenadora, o crescimento do colesterol bom foi maior entre os homens porque eles geralmente possuem níveis mais baixos do HDL, enquanto as mulheres têm taxas maiores desse colesterol por conta da ação do hormônio feminino, completou o Jornal UNESP. A publicação destacou que as pesquisas foram financiadas pela Associação Laranja Brasil, formada por empresários da agroindústria voltados para a exploração da laranja.

Ingredientes:

  • Laranjas;
  • Água.

Modo de preparo:

Espremer as laranjas em um recipiente com capacidade para aproximadamente 240 ml até atingir uns 160 ml; Adicionar a água e misturar bem. Adicionar gelo e servir-se imediatamente.

4. Suco de amora com linhaça

Segundo a nutricionista e autora do livro “O Peso das Dietas”, Sophie Deram, amora e linhaça são ingredientes indicados para um poderoso suco para aumentar o colesterol bom.

Entretanto, a especialista salientou que “nenhum alimento consumido isoladamente é capaz de trazer esses benefícios”.

Ingredientes:

  • Amoras a gosto;
  • 1 colher de sopa de linhaça;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes no liquidificador; Bater, passar para um recipiente e servir-se imediatamente.

5. Suco de frutas vermelhas

De acordo com o médico especialista em medicina interna e nefrologia, Pedro Pinheiro, as frutas de cor avermelhada são as que aparentam ter os melhores efeitos em relação ao HDL.

Que tal experimentar um suco para aumentar o colesterol bom à base dessas frutas? Confira a seguir uma receita de suco frutas vermelhas:

Ingredientes:

  • 1/2 limão;
  • 250 g de uvas rosadas sem sementes;
  • 200 g de frutas vermelhas (amora, cereja, cranberry, morango, por exemplo);
  • 1 colher de chá de óleo de linhaça;
  • 125 ml de água.

Modo de preparo:

Extrair o suco das frutas em uma centrífuga; Bater o suco extraído das frutas no liquidificador com o restante dos ingredientes; Passar para um recipiente e servir-se imediatamente.

Dicas

O ideal é consumir um suco logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco para aumentar o colesterol bom com alimentos frescos.

É importante consumir os sucos frescos o mais rápido possível porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

Atenção

Quem escolher testar uma das receitas de suco para aumentar o colesterol bom precisa tomar bastante cuidado para não exagerar no consumo da bebida e, com isso, ingerir calorias em excesso.

É aconselhável ainda não adicionar açúcar ou não colocar muito açúcar na bebida. Tudo isso para evitar o aumento de peso.

Segundo a Mayo Clinic, ter obesidade, um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 e uma circunferência grande na cintura (de no mínimo 102 cm para homens e pelo menos 89 cm para mulheres) são fatores de risco para o colesterol elevado.

Referências adicionais:

O que você achou dessas receitas de suco para aumentar o colesterol bom que separamos acima? Pretende experimentar algumas para ajudar na saúde e ainda diversificar a dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

5 Receitas de Suco para Aumentar o Colesterol Bom - Posts relacionados