Pode ser do seu interesse

Sem categoria

5 Melhores Alimentos Antifúngicos

Infecções fúngicas podem acontecer em qualquer pessoa, não importa quão rigorosa seja a higiene ou quão saudável a pessoa é, pois o mundo é um lugar repleto de bactérias, toxinas e a maioria das pessoas tem um histórico de maus hábitos alimentares que pode prepará-las para o desenvolvimento de infecções fúngicas mais facilmente.

Por exemplo, grandes quantidades de alimentos processados (especificamente açúcar), carne e outros alimentos de origem animal, juntamente com fast food, contêm aditivos, produtos químicos, hormônios, pesticidas que danificam as bactérias intestinais e enfraquecem o sistema imunológico.

Antibióticos e medicamentos controlados contribuem para o mesmo problema, portanto, não podemos combater os fungos que estão presente diariamente nas vidas das pessoas como era feito antigamente. Se você entrar em contato com alimentos estragados, algum tipo de bactéria perigosa presente no ambiente ou beber água carregada de bactérias, também poderá desenvolver uma infecção fúngica.

As possibilidades são infinitas, e embora você não precise andar por aí o tempo todo com medo, ainda é útil saber como combater da melhor forma possível essas infecções de maneira natural através da sua dieta. Quanto mais saudável for a dieta e mais alimentos antifúngicos você ingere, maior será a chance de seu sistema imunológico prosperar.

Antifúngico natural

Antifúngicos naturais são ervas, plantas ou alimentos com propriedades medicinais conhecidas por matar ou inibir o crescimento de fungos. Os antifúngicos naturais têm sido estudados extensivamente pela comunidade médica devido à disseminação de cepas de fungos resistentes a medicamentos e à necessidade de encontrar alternativas eficazes.

Usa um antifúngico natural oral ou em forma de creme é a opção preferida de muitas pessoas e provedores de saúde que não querem usar drogas antifúngicas sintéticas; no entanto, não significa que eles sempre são seguros, pois quando não são usados corretamente, podem causar efeitos colaterais e alguns problemas.

Alimentos antifúngicos naturais

Os alimentos antifúngicos naturais devem ser introduzidos de forma gradual em sua dieta para que você possa aprender como o seu corpo responde a eles enquanto minimiza o risco de ter uma reação indesejada.

O óleo de coco é um ótimo exemplo. Na verdade, trata-se de um dos alimentos mais conhecidos que matam fungos, principalmente a cândida, devido às suas propriedades. Ácido caprílico, um ácido graxo encontrado no óleo de coco, é o responsável por suas fortes propriedades antifúngicas e também pode ser encontrado em muitos suplementos anticândida.

Se por exemplo, você tem um crescimento excessivo de cândida e não está acostumado ao óleo de coco, tomar apenas uma colhe de sopa, cerca de 15 ml deste óleo de uma só vez, pode causar uma forte reação herxheimer (reação de desintoxicação) com vários sintomas.

A lição principal quando se trata de alimentos antifúngicos naturais é simples: para aproveitar de todos os seus benefícios, comece sempre com uma pequena porção, um alimento de cada vez, e veja como se sente.

Veja agora quais são os principais alimentos antifúngicos naturais:

1. Alho

Um alimento popular e natural e que combate as bactérias é o alho, mas não alho em pó ou pré-picado, e sim dentes de alho frescos.

O alho contém vitamina B6, potássio, desintoxica o corpo, aumenta a imunidade, fortalece o fígado e promove um coração saudável. Combate especificamente bactérias no trato digestivo e ajuda as boas bactérias, uma vez que é um alimento prebiótico natural.

Use um dente por dia para obter os benefícios; isso é fácil de fazer se colocar um pouco de alho fresco em uma salada, em alguns vegetais assados ou na sopa.

2. Sementes de abóbora

Sementes de abóbora são alimentos antifúngicos especialmente úteis no combate a parasitas, que são muito fáceis de encontrar através de alimentos, água e até mesmo através do contato com animais e pessoas.

Elas contêm propriedades que se ligam a parasitas e ajudam a excretá-los através do trato digestivo. Sementes de abóbora também são uma fonte maravilhosa de proteína vegetal, fornecendo 13 gramas em apenas ¼ de xícara. Tente comprar sementes frescas e cruas (as orgânicas são ideais) em vez de variedades assadas com óleo e sal, para assim obter o máximo dos seus benefícios.

Sementes de abóbora também são fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a melhorar a tireoide e podem aliviar a pele seca, que frequentemente é associada a erupções devido a infecções fúngicas na pele. Coma ¼ de xícara de sementes por dia para obter todos os benefícios e ver como eles funcionam para você.

Também poderá usá-las com farinha de aveia, no smoothie ou vitamina, sopa, lanche, etc.

3. Coco

O coco é considerado um dos melhores alimentos antifúngicos que uma pessoa pode comer, além de proporcionar vários outros benefícios para a saúde. Este antifúngico natural é rico em ácido láurico e ácido caprílico, que têm demonstrado combater a levedura de cândida no corpo, que está presente no sistema digestivo de todas as pessoas, mas quando cresce e fica fora de controle, causa sintomas como uma erupção cutânea, coceira, fadiga crônica, desejos por açúcar e até mau humor e depressão.

O teor de ácido láurico do coco também ajuda a aumentar a imunidade e suas gorduras saudáveis melhoram sua função hepática.

Tente usar toda a “carne” do coco (ou manteiga de coco) em vez de apenas o óleo da fruta em seus alimentos. Em seguida, aplique o óleo de coco em sua pele para protegê-la contra bactérias nocivas que estão presentes no meio ambiente. O óleo também é uma ótima loção e creme de barbear não-tóxico.

4. Cebolas

Um alimento barato e muito fácil de encontrar, as cebolas são um ótimo complemento para a sua dieta, e não apenas pelo sabor como também para a sua saúde. Assim como o alho, elas são saudáveis para o fígado e para o coração, ajudam a combater o crescimento de bactérias e são perfeitas para resfriados e infecções fúngicas.

Um dos motivos disso é porque elas são muito ricas em propriedades de reforço imunológico. As cebolas são uma ótima fonte de vitamina C, vitamina B6, antioxidantes e potássio.

5. Orégano

Muitas pessoas usam óleo de orégano para combater bactérias, mas a folha inteira também é uma escolha inteligente. O orégano é uma das ervas mais fáceis de cultivar e também uma das mais nutritivas. Algumas folhas (cerca de uma colher de sopa) contêm mais antioxidantes do que uma xícara inteira de mirtilos.

O orégano ajuda a combater bactérias no corpo, fortalece o sistema imunológico e até reduz o estresse devido aos seus altos níveis de vitamina B6. É também uma fonte natural de clorofila, o que também combate bactérias e acidez.

Tente adicionar esses alimentos antifúngicos aos poucos em sua dieta e verá os resultados. Lembre-se de sempre consultar o seu médico.

Referências adicionais:

Você pretende incluir esses alimentos antifúngicos em sua dieta? Por algum motivo precisa impulsionar o seu sistema imunológico com eles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

5 Melhores Alimentos Antifúngicos - Posts relacionados