Pode ser do seu interesse

Estética

12 Benefícios da Limpeza de Pele – Tipos, Cuidados e Dicas

A nossa pele atua como uma espécie de barreira que evita que agentes nocivos tenham contato direto com os órgãos internos. Se não tomarmos cuidado, a pele pode acabar sofrendo as consequências do contato com tantos compostos diferentes diariamente.

A pele do rosto, principalmente, é exposta todos os dias a substâncias e intempéries como vento, fumaça, frio, sol e poluição, por exemplo. Além disso, as mulheres podem acabar agredindo a pele através do uso de diversos tipos de maquiagem que podem deixar resíduos e danificar as estruturas epiteliais. Todos esses agentes podem danificar as células da pele, causando marcas e manchas indesejadas e o tão temido envelhecimento precoce.

Manter a pele limpa é uma das maneiras mais eficazes de evitar que ela seja danificada por agentes externos. Vamos listar os principais benefícios da limpeza de pele, além de mostrar os principais cuidados e dicas para ter uma pele perfeita.

Por que fazer limpeza de pele?

A limpeza periódica da pele, especialmente da pele facial, é muito importante para remover qualquer tipo de sujeira que tenha aderido à superfície da pele além de evitar danos causados por agentes nocivos à pele que se acumulam devido à exposição a poluentes, ao sol e a outras substâncias.

A exposição frequente e sem proteção a esses compostos acaba gerando radicais livres que danificam as células da pele e podem causas rugas e marcas de expressão precoces, além de deixar a pele com aspecto indesejado.

A limpeza profunda permite que a pele se regenere e que novas células epiteliais sejam estimuladas para substituir a pele danificada, mantendo-a sempre saudável e bonita.

Além dos danos causados pela exposição a condições do tempo, nossa pele também tende a ficar mais fragilizada devido ao uso frequente de maquiagens e outros produtos. Apesar da limpeza diária com água e sabão, muitas vezes apenas isso não é o suficiente para remoção total dos resíduos da pele. O acúmulo de resíduos pode prejudicar a respiração da pele e causar envelhecimento precoce, inflamações e manchas.

Por esses motivos, é muito importante que você dedique um tempo do seu dia ou da sua semana a uma limpeza mais cuidadosa da pele.

Benefícios da limpeza de pele

A limpeza de pele, quando feita da maneira correta, pode trazer diversos benefícios. Os principais são:

1. Remoção das células mortas

As células são componentes do nosso corpo que nascem, se desenvolvem e morrem. E é essencial que as células mortas presentes na pele sejam removidas para evitar o acúmulo e estimular o crescimento de novas células.

2. Promoção da regeneração celular

A limpeza da pele melhora a oxigenação e o oxigênio é um nutriente indispensável para as células do nosso corpo. Isso permite que o processo de regeneração celular de células danificadas pelo uso de maquiagem ou pela exposição ao sol ou à poluição se recuperem o mais rápido possível.

3. Regulação do pH da pele

A nossa pele tem um pH considerado ótimo que gira em torno de 5 a 6. Peles oleosas tendem a ter um pH básico, acima de 7, enquanto que peles ressecadas apresentam um pH mais ácido, abaixo de 5. Um dos benefícios da limpeza de pele é ajudar a equilibrar o pH natural através da remoção de excesso de sebo e de outras substâncias como resíduos da poluição que aderem à pele e alteram o pH.

A regulação do pH ajuda a evitar problemas como oleosidade, ressecamento, acne, brilho excessivo e vermelhidão.

4. Desobstrução dos poros e controle de tamanho

A desobstrução dos poros é mais um dos benefícios da limpeza de pele. Além de promover a sensação de limpeza, os poros desobstruídos ajudam a reduzir a incidência de acne e cravos. Isso também ajuda a controlar o tamanho dos poros, que tendem a ficar maiores quando há acumulo de sebo e sujeira.

Quando você fica muito tempo com maquiagem no rosto, por exemplo, os produtos podem penetrar profundamente nas camadas da pele, tornando a remoção total muito difícil. Se você deixar de fazer a limpeza diária corretamente, os seus poros podem ficar entupidos e aumentar de tamanho.

Esse aumento do tamanho dos poros pode aumentar o risco de inflamações, além de facilitar a ação de radicais livres e substâncias nocivas para a pele e prejudicar a produção de colágeno.

5. Prevenção contra o envelhecimento precoce

Como já mencionado, a limpeza da pele ajuda a remover compostos que podem facilitar a formação de radicais livres que, por sua vez, podem causar danos as células epiteliais. Isso evita e retarda o processo natural de envelhecimento que envolve o surgimento de rugas e marcas na pele.

Estudos indicam que a limpeza da pele, especialmente antes de dormir, é essencial para que a pele pareça mais jovem a longo prazo.

6. Hidratação

Esse é um benefício indireto da limpeza de pele. Ao aplicar um produto hidratante sobre a pele limpa, a absorção será muito mais eficaz e a hidratação será muito mais potente. Além disso, isso evita o aparecimento de pequenas rachaduras ou o ressecamento da pele, já que uma pele limpa retém melhor a umidade e os produtos aplicados sobre ela.

A temperatura da pele aumenta durante a noite, o que pode facilitar a desidratação. Assim, uma boa dica consiste em limpar bem a pele e aplicar um hidratante antes de dormir para evitar a perda de água.

7. Combate aos sinais de fadiga

Manter a pele limpa também ajuda a deixar a pele mais bonita e evitar sinais de fadiga e cansaço como as olheiras, por exemplo. Além disso, uma pele bem cuidada e limpa com periodicidade fica com aspecto muito mais bonito e saudável.

8. Melhoria da circulação sanguínea

Mais um dos benefícios da limpeza da pele é promover uma melhor circulação sanguínea na região do rosto, o que ajuda a tonificar os músculos da face e a permitir que mais nutrientes e oxigênio alcancem o local.

9. Potencialização do efeito de cosméticos

A limpeza da pele permite que qualquer tipo de produto seja melhor absorvido pela pele. Isso inclui hidratantes, cosméticos antienvelhecimento e protetores solares, por exemplo. É por isso que o modo de usar de praticamente todos os produtos para a pele indicam limpar bem o local antes da aplicação. Isso inclui também medicamentos contra inflamações na pele como a acne.

10. Redução da oleosidade

Já mencionamos aqui sobre a oleosidade que é reduzida através do controle do pH. Além disso, é possível reduzir a oleosidade com uma boa limpeza de pele. Pessoas com oleosidade excessiva precisam tomar mais cuidado com a pele durante a manhã.

Ao acordar, é normal que o sebo tenha se acumulado durante a noite e você esteja com o rosto brilhando. Lavar o rosto apenas com água não será suficiente para remover a oleosidade e as células mortas acumuladas durante a madrugada. Assim, a limpeza de pele logo pela manhã é de grande utilidade para remover essas impurezas e controlar a oleosidade da face.

11. Redução de infecções

Embora seja incômodo, a oleosidade na pele é normal e importante para manter a pele saudável. O sebo é produzido por glândulas encontradas logo abaixo da camada mais externa da pele e esse sebo só atinge a superfície se os poros estiverem livres.

Mas o que isso tem a ver com a redução de infecções? Com a pele limpa, o sebo alcança a superfície da pele com mais facilidade, onde tem o papel crucial de atuar como uma barreira de proteção contra bactérias e quaisquer outros organismos nocivos à saúde.

Ao abdicar da limpeza de pele, o sebo, o suor e as células mortas acabam aprisionados devido ao acúmulo de resíduos na superfície da pele que não deixa que essas substâncias saiam. A ausência de sebo facilita a penetração de bactérias, vírus e outras substâncias que podem causar inflamações e infecções.

Lembre-se de que o controle da oleosidade excessiva é algo positivo, mas nós precisamos dela para manter a saúde.

12. Remoção de impurezas

E é claro, mas não menos importante, um dos benefícios da limpeza de pele é permitir que todo tipo de impureza como sujeira, sebo, resíduos de poluição, micro-organismos e células mortas sejam removidos da superfície da pele e até das camadas mais profundas.

Tipos de pele e escolha dos produtos para limpeza

Existem vários tipos de limpeza de pele que podem ser feitas com os mais diversos produtos. Mas, antes de falar dos tipos de limpeza, precisamos nos atentar ao tipo de pele que vai influenciar na escolha do produto utilizado.

– Produtos para pele seca

A pele seca precisa de cuidado especial. Por ser mais sensível, esse tipo de pele precisa de um produto que limpe a pele sem remover a umidade e a oleosidade natural. Uma boa dica é usar produtos com ação hidratante como os que contêm glicerina ou óleos essenciais em sua composição.

– Produtos para pele oleosa

Se a sua pele é muito oleosa, o ideal é usar uma espuma, um sabão ou um esfoliante para ajudar a remover as células mortas e diminuir a secreção de sebo. Uma outra dica é usar produtos com carvão, que ajudam a limpar os poros sem deixar a pele extremamente seca ou irritada. Produtos que regulam o pH natural da pele também podem ajudar no controle da oleosidade.

– Produtos para pele mista

Algumas pessoas têm uma pele mista ou combinada. Isso significa que algumas regiões são mais secas, enquanto outras são mais oleosas. Geralmente, a região da testa, do nariz e do queijo é oleosa e o restante do rosto é ressecado. Nesses casos, é mais difícil escolher o produto ideal para limpar a pele.

O ideal é tentar encontrar um produto que remova o excesso de sebo sem deixar a pele ressecada ou oleosa. Uma boa saída para esse tipo de pele é usar dois tipos de produtos, como um esfoliante na área oleosa para uma limpeza mais profunda e um produto mais leve nas áreas secas.

– Produtos para pele sensível

Peles sensíveis precisam ser tratadas com cuidado, especialmente se existe acne. É importante procurar produtos que não contenham componentes potencialmente irritantes ou que entupam os poros. A regra é evitar produtos que contenham ácidos, corantes, fragrâncias ou componentes à base de petróleo, que costumam ser agressivos para a pele.

Para esse tipo de pele, é interessante buscar produtos naturais que não agridem a pele, como os que contêm chá verde ou aloe vera em sua composição, por exemplo. Outra dica de ouro é fazer um pequeno teste em uma porção pequena da pele antes de espalhar o produto sobre toda a região para analisar como a pele vai reagir e, na dúvida, consultar um dermatologista.

– Produtos para pele normal

Quem tem a sorte de ter uma pele normal pode escolher praticamente qualquer produto para limpeza da pele.

Tipos de limpeza de pele 

Agora que você já sabe os cuidados básicos na hora de escolher um produto com base no seu tipo de pele, vamos analisar os principais tipos e os respectivos benefícios da limpeza de pele. Todos os métodos mencionados abaixo são limpezas de pele simples que podem ser feitas em casa.

Se julgar necessário, a ajuda de um especialista para uma limpeza de pele profissional é sempre bem-vinda.

1. Limpeza com gel

Produtos à base de gel são aqueles com consistência gelatinosa. Eles são indicados para limpezas mais profundas para desentupir os poros, remover o excesso da oleosidade e até remover bactérias que causam a acne e outras inflamações. Além disso, muitos deles têm ação esfoliante que ajudam na remoção de células mortas.

A limpeza de gel é ideal para pessoas que apresentam pele oleosa ou pele mista. Aqueles que espumam são ainda melhores para o controle da oleosidade.

– Limpeza com creme

Esse tipo de limpeza é ótimo para pessoas que têm pele seca ou sensível. Trata-se de uma limpeza com produtos cremosos que contêm ativos hidratantes em sua composição que limpam a pele e hidratam ao mesmo tempo, sem remover a oleosidade natural.

– Limpeza com espuma

Os produtos espumantes podem ser encontrados na forma de creme ou gel que produzem espuma quando em contato com a pele úmida. Eles são ótimos para limpar a pele oleosa ou a pele mista e são tão eficazes quanto os produtos de gel para controlar a secreção de sebo.

Um dos benefícios da limpeza de pele com espuma é que esses produtos rendem mais do que os géis, já que uma pequena quantidade é capaz de limpar o rosto inteiro.

– Limpeza com óleo

Sim, é possível limpar a pele com um produto à base de óleo. O uso de limpadores de óleo é interessante porque ajuda a remover produtos à prova d’água que ficam retidos nos poros como algumas maquiagens e protetores solares, por exemplo. Assim, você realiza a limpeza com mais facilidade sem deixar a pele ressecada.

Apesar de algumas pessoas ficarem receosas com o uso de óleo para limpar peles oleosas, por exemplo, alguns especialistas acreditam que eles podem facilitar a remoção do óleo em excesso. Porém, eles acabam deixando um resíduo oleoso na pele e é necessária uma segunda limpeza para deixar a pele sem resíduo algum.

Por esse motivo, essa limpeza também é conhecida como limpeza dupla, em que a primeira etapa é feita com um produto à base de óleo e a segunda etapa é limpar com um produto que possa ser enxaguado com água.

– Limpeza com argila

A argila é muito usada por causa do seu efeito absorvente. Assim, ela ajuda a remover as impurezas, poluentes e toxinas retidas na pele, além de remover o sebo em excesso. Trata-se de uma limpeza bastante útil para peles oleosas ou mistas que deixa a sensação de uma pele extremamente limpa sem deixá-la ressecada.

Os limpadores de argila são perfeitos para usar à noite, já que promovem uma limpeza profunda e removem todas as substâncias acumuladas na pele durante o dia.

– Limpeza com água micelar

As águas micelares originaram-se na França. As micelas presentes nessa água são pequenas moléculas de óleo suspensas em água. Ou seja, elas têm ação dupla. Ao mesmo tempo em que removem o sebo em excesso, as impurezas e produtos insolúveis em água como maquiagem e filtros solares também limpam a pele.

Nesse caso, diferente da limpeza de óleo, não é necessário enxaguar o rosto ou usar um segundo produto para complementar a limpeza.

A limpeza com água micelar é ideal para peles secas e sensíveis e seu uso pode ser feito em qualquer lugar, já que o enxague não é necessário. Isso significa que você pode limpar a pele mesmo se não tiver acesso à água corrente no momento, bastando usar um pedaço de algodão embebido no produto.

– Limpeza com pó

Esse tipo de limpeza não é muito comum, mas consiste em produtos de pó que ao entrar em contato com a pele úmida se transformam em uma espécie de esfoliante que limpa a pele suave e profundamente.

Esses produtos são muito interessantes para pessoas com pele oleosa, mas, devido à sua suavidade, também podem ser usados por quem tem pele sensível.

– Limpeza com barra

O tradicional sabão em barra pode ser uma ótima opção para limpeza de peles oleosas ou mistas. As composições podem variar de versões mais agressivas e versões mais amenas, mas hoje grande parte deles apresenta efeito hidratante e é rica em nutrientes como óleos essenciais e glicerina. Além disso, eles ajudam a controlar o pH da pele e a oleosidade.

– Limpeza com lenço

A pele pode ser limpa com panos, lenços ou esponjas confeccionadas com fibras especiais que não a agridem e que são capazes de remover impurezas e células mortas encontradas na pele.

Esse tipo de produto é ideal para pessoas com pele oleosa ou mista que precisam remover o excesso de oleosidade durante o dia, por exemplo. Basta passar um lenço no rosto e pronto. Existem inclusive versões que ajudam a remover a maquiagem e outros produtos que aderem mais profundamente à pele.

– Limpeza com esfoliante

Com certeza, o tipo de limpeza mais procurado. Nada como um bom esfoliante para promover uma boa limpeza na pele que seja capaz de remover células mortas e acúmulo de sebo e quaisquer impurezas presentes na pele.

Pessoas com pele sensível devem ter um pouco mais de cuidado ao usar um esfoliante já que a maioria deles é composta por algum ácido como o ácido glicólico ou o ácido ascórbico, por exemplo, que podem agredir a pele.

Cuidados e dicas

  1. Sempre aplique os produtos sobre o rosto umedecido com água morna ou fria em movimentos circulares suaves. A água morna ajuda a abrir os poros e facilitar a limpeza, enquanto os movimentos suaves promovem a limpeza sem danificar a pele.
  2. Na hora de secar, use uma toalha macia e não esfregue a pele, apenas seque suavemente.
  3. Cuidado com o ressecamento excessivo. Remover a oleosidade em excesso pode ser bom, mas se notar que sua pele está descascando demais, talvez seja melhor usar um produto menos agressivo.
  4. Evite realizar limpezas agressivas na pele sem antes consultar um dermatologista e verificar que tipo de tratamento é mais indicado para a sua pele. Tratamentos profissionais como peelings, aplicação de produtos com ácidos concentrados e outras técnicas devem ser feitos por um especialista e apenas após uma análise detalhada do seu tipo de pele.
  5. Conhecer sua pele é fundamental. Veja o que funciona para você e faça ajustes quando julgar necessário, sempre tendo em mente que um pouco de oleosidade é saudável e que se o sebo desapareceu do seu rosto por completo, algo está errado.
  6. Não se esqueça de usar filtro solar durante o dia para proteger a pele do sol. Alguns cremes para o rosto já contêm fatores de proteção solar em sua fórmula, dispensando o uso de mais um produto na pele.

Por fim, deixe sua pele respirar. É importante ter um cuidado especial na limpeza da pele antes de dormir. Remover todos os resíduos acumulados durante o dia pode ser exatamente o que a sua pele precisa para se renovar durante a noite. É nesse momento que você deve apostar em cosméticos contendo vitaminas e compostos que promovam a regeneração da pele enquanto você dorme.

O que você achou dos benefícios da limpeza de pele que foram expostos acima? Com que frequência você faz limpeza de pele e que tipos de produtos utiliza? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Natália Oliveira

Natália Oliveira, apaixonada pelo universo Fitness feminino e toda magia que envolve "SER MULHER". Secretária Executiva, esposa e empreendedora digital.

12 Benefícios da Limpeza de Pele – Tipos, Cuidados e Dicas - Posts relacionados